Quantas estrelas tem a bandeira dos Estados Unidos? Veja o que elas significam

Com 26 alterações ao longo da história, bandeira dos Estados Unidos mantém padrão com 50 estrelas e treze faixas nas cores azul, vermelho e branco.

A bandeira dos Estados Unidos é uma das mais conhecidas mundialmente. Com 26 alterações ao longo da história, a sua última modificação ocorreu em 04 de julho de 1960, quando o Havaí aderiu a união. Essa é a que se configura até os dias atuais.

A sua origem é remota a George Washington, quando ao liderar as tropas americanas na luta contra os ingleses, necessitava de uma bandeira que possibilitasse a união entre os soldados.

Na ocasião, solicitou que uma costureira da Pensilvânia, Besty Ros, a produzisse a partiu de seu desenho. A partir de algumas modificações, a primeira bandeira dos Estados Unidos foi aprovada. Veja como era:

Primeira bandeira dos EUA

Quantas estrelas tem a bandeira dos Estados Unidos?

Por muito tempo ela foi mudando. As estrelas iam crescendo conforme a quantidade de estados ia aumentando. Já as faixas tiveram uma redução, de quinze para treze. Portanto, a versão atual da bandeira dos Estados Unidos, com 50 estrelas é a que vigora por maior tempo.

Bandeira dos Estados Unidos

Patriotismo

Um símbolo do patriotismo dos Estados Unidos, a bandeira está presente na maioria das séries, filmes e obras produzidas por seu povo. Veja um exemplo:

No Mundo da Lua

Significado das estrelas, faixas e cores da bandeira dos Estados Unidos

São três as cores oficiais da bandeira dos Estados Unidos, herdadas da bandeira inglesa:

  1. Azul: representa vigilância, justiça e perseverança;
  2. Vermelho: simboliza valor, coragem e resistência;
  3. Branco: significa a pureza.

As 50 estrelas representam cada um dos estados do país, semelhante a bandeira brasileira. Elas se dispõem em nove linhas, na qual as linhas de seis estrelas (superior e inferior) oscilam com as linhas de cinco estrelas.

E as faixas horizontais vermelhas e brancas simbolizam as antigas 13 colônias britânicas, declarando independência do Reino da Grã-Bretanha e tornando-se os primeiros estados dos EUA.

Dia da bandeira americana (Flag Day)

O dia da bandeira dos Estados Unidos (Flag Day) é celebrado em 14 de junho, fazendo alusão ao acontecimento do dia 14 de junho de 1777, quando se comemora a adoção do desenho da bandeira pelo Congresso Americano.

Flag Day

A data é considerada um feriado não oficial, mas alguns estabelecimentos concretizaram um dia de valorização no país. No entanto, algumas pessoas se esforçam para a concretude do dia da bandeira, sendo eles:

  • Elizabeth Duane Gillespie;
  • George Bolch;
  • William T. Kerr;
  • Bernard J. Cigrand;
  • George Morris.

A semana em que é comemorado o Flag Day é denominada National Flag Week.

No período, o presidente costuma fazer uma proclamação solicitando com que as pessoas pendurem a bandeira em suas casas. Os prédios governamentais também hasteiam a bandeira estadunidense. Em alguns casos, desfiles e eventos são promovidos, assim como protestos são realizados.

Curiosidades

Outros nomes já foram dedicados a bandeira estadunidense, dentre eles: “Stars and Stripes”, cujo significado é estrelas e listras;  “Old Glory”, representando velha glória; e “Red, blue e white”, com a tradução literal de vermelha, azul e branca.

Além do mais, o hino dos Estados Unidos, um poema de autoria de Francis Scott Key, cuja nomenclatura é “The Star-Spangled Banner” (A Bandeira Estrelada) possui a sua letra dedicada exclusivamente à bandeira nacional.

Você pode se interessar também por:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.