Quanto ganha um advogado criminalista?

O Brasil é o país com mais faculdades de direito do mundo, e a área penal é uma das mais cobiçadas. Confira agora os salários dos advogados criminalistas.

Provavelmente já vimos o trabalho de um desses profissionais. Bom, na verdade, pelo menos na ficção. Isso porque vários filmes, séries e novelas retratam a atuação dos advogados criminalistas.

Mas ficções a parte, este é o advogado que trabalha na área do Direito Penal. Sendo assim, ele pode trabalhar com causas que envolvam sequestro, assassinato, pedofilia, estupros, roubos e demais crimes do gênero.

Desta forma, o advogado criminalista atua defendendo seus clientes de acusações do tipo. Assim como demais crimes contra economia popular, ordem tributária ou previdenciária, meio ambiente dentre outros.

De modo geral, o advogado desta área elabora recursos, pede relaxamentos ou revogações de prisões, pede liberdade provisória e habeas corpus. Bem como acompanha seus clientes em reconstituições de crimes e depoimentos.

Por se tratar de um profissional da área do direito, obviamente o primeiro passo para o cargo é realizar o curso de Direito. A graduação dura cinco anos, é da modalidade bacharelado e apenas é oferecida presencialmente.

Ao longo da formação os estudantes terão contato com várias disciplinas ligadas ao Direito Penal. Tais como Criminologia, Crimes contra a pessoa, Direto Penal Econômico, Direito Processual Penal, Ação Penal e várias outras.

Além disso, após a graduação os recém formados ainda precisam realizar o exame do Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Só com a aprovação na prova que os formados poderão atuar como advogados.

Existe ainda uma última etapa para aqueles que querem maiores chances de conseguir sucesso no mercado de trabalho. Estamos falando da pós-graduação, que se faz extremamente necessária em um país como o Brasil.

Isso porque nossa nação é a que mais possui faculdades de Direito em todo mundo. Sendo assim, anualmente vários novos bacharéis em direito entram ao mercado, e para obter maiores chances de êxito é preciso se destacar com melhor qualificação.

Desta forma, as especializações na área de Direito Penal são diversas. Tendo, inclusive, opções de estudo a distância.

Salário

De acordo com informações do levantamento realizado pelo site de empregos Catho, o salário médio de um advogado criminalista no Brasil é de R$ 2.708,63.

Entretanto os valores podem variar pelo tamanho e complexividade de casos que o advogado trabalha, assim como a quantidade de casos e localidade de atuação.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.