Quanto Ganha um Cirurgião Geral?

O cirurgião geral ocupa o segundo lugar na lista de especialidades médicas mais bem pagas no Brasil. Saiba agora quanto ganha um cirurgião geral.

O cirurgião geral é o médico treinado para lidar com situações que afetam diversas áreas do corpo. Em especial, as intervenções cirúrgicas em pacientes com doenças que precisam de tratamento mais invasivo.

Além disso, é bastante comum encontrarmos os profissionais em emergências, já que eles também realizam operações em vítimas de acidentes.

É esta área da medicina que costuma abranger as áreas dos seios, vasos periféricos, pescoço, abdômen e pele. Portanto, o médico precisa conhecer bastante desses sistemas do organismo humano para realizar o tratamento, ou até mesmo o encaminhamento para outra especialidade, quando preciso for.

Ainda nas intervenções cirúrgicas, é o cirurgião geral que faz a avaliação e preparo dos pacientes antes dos procedimentos. Bem como realiza a análise do grau de urgência das operações.

Quanto aos pacientes já internados, o papel do profissional é o de prestar assistência nas enfermarias cirúrgicas.

Como ser um cirurgião geral?

Bom, o primeiro passo é a faculdade de medicina. O curso de modalidade bacharelado tem duração média de seis anos, e é ofertado em todo Brasil.

Mas, atenção: é preciso procurar instituições aprovadas pelo MEC. Caso contrário, o diploma pode não ter valor, logo, os profissionais não poderão atuar na área.

Sendo assim, o segundo passo é a especialização. Estamos falando das famosas residências médicas, que são um tipo de pós-graduação para a área. No caso da cirurgia geral, ela tem duração média de dois anos.

Nela, os médicos recém-formados terão contato com a rotina clínica da carreira, diretamente em hospitais e com profissionais já experientes na área. A carga horária é de 60 horas semanais.

Entretanto, a carga pode ser facilmente ultrapassada com plantões noturnos e cirurgias prolongadas. Deste modo, a residência deve ter 80% de prática e 20% de teoria.

Salário

A área é uma das mais bem remuneradas na medicina no Brasil. Isso porque hospitais públicos e particulares sempre estão precisando dos profissionais da área.

Segundo levantamento realizado pela Pesquisa Salarial do site de empregos Catho, o salário médio do médico cirurgião no Brasil é de R$ 7.114,87.

No entanto, existe ainda a Lei n° 3.999/61, que prevê que o profissional deve ter ganho mensal de três salários mínimos referentes a uma jornada de 20 horas semanais de trabalho.

Por outro lado, a Federação Nacional dos Médicos pretende estabelecer o salário de R$ 11.675,00 para a mesma jornada de trabalho. Sendo assim, este valor é o seguido pela maioria dos acordos e negociações coletivas pelos sindicatos.

Veja também: Quanto Ganha um Médico Recém-Formado?

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.