Quanto ganha um conselheiro tutelar?

O conselheiro tutelar trabalha para a segurança dos direitos das crianças e adolescentes. Confira agora quanto ganha um profissional da área.

O conselheiro tutelar é o profissional responsável pela segurança dos direitos das crianças e adolescentes, protegendo os menores ameaçados.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, deve existir, pelo menos, um Conselho Tutelar em cada município, formado por membros eleitos pela sociedade, ou seja, o conselheiro presta um serviço público.

Para ingressar na profissão, não é obrigatório ter uma faculdade. Apesar disso, uma graduação no currículo pode auxiliar a desempenhar as funções, assim como contribui para uma remuneração maior.

Quanto ganha um conselheiro tutelar

O piso salarial para a função de conselheiro tutelar consiste em R$ 1.464,00, para uma jornada de 40 horas de trabalho.

Além disso, o profissional pode ser acrescido de:

  • Hora-extra
  • Adicional de insalubridade
  • Adicional de periculosidade
  • Adicional noturno

Processo para conselheiro tutelar

A função de conselheiro tutelar é um cargo público. Para participar de uma seleção, é necessário ter nacionalidade brasileira, pelo menos 21 anos, comprovar experiência de três anos na área da infância e adolescência, além de ter nível médio completo.

O interessado também deve residir há pelo menos dois anos na região administrativa onde a pessoa pretende atuar.

Assim que divulgado um edital para conselheiro tutelar, seguem-se duas etapas. A primeira consiste na inscrição e análise da documentação, enquanto a segunda na eleição.

Uma vez eleito, o profissional deve trabalhar com dedicação exclusiva, não podendo conciliar o cargo com qualquer outra atividade remunerada, sendo pública ou privada.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.