Quanto Ganha um Juiz de Paz?

O profissional é o responsável por realizar cerimônias de casamento. Confira agora quanto ganha um juiz de paz no Brasil.

O Juiz de Paz é o profissional competente para realizar cerimônias de casamento, pacificar conflitos de vizinhos e na orientação de pessoas quanto o respeito das formas dos próprios direitos.

Além disso, o juiz de paz também realiza encaminhamento de propostas de aperfeiçoamento dos serviços para a Justiça de Paz, bem como outras funções se ordem conciliatória.

Entretanto, apesar de levar o nome de juiz, ele não possui formação e nem capacidade de tomar decisões de caráter jurisdicional. Logo, não podem emitir mandados de prisão, nem realizar julgamentos de qualquer tipo.

Para se tornar um Juiz de Paz não é necessário possuir uma formação específica. Desta forma fica a critério de cada estado os requisitos de escolaridade para o cargo.

Além disso, a forma de ingresso também é diferente em cada estado da nação. Em alguns, como no Distrito Federal, eles são indicados pelo Corregedor e nomeados pelo Presidente do Tribunal de Justiça.

Por outro lado, no estado de Minas Gerais existem eleições para se tornar um juiz de paz. Deste modo, é necessário a filiação partidária para o cargo. Em outros estados como em São Paulo é preciso realizar concurso público para a função.

Entretanto, de modo geral, para se candidatar para o cargo é necessário ter nacionalidade brasileira e ter idade igual ou superior a 18 anos.

Salário

O salário dos juízes de paz também é relativo, pois variam de acordo com o estado. Em alguns estados a remuneração da função corresponde a 50% do salário dos juízes togados de primeiro grau.

No entanto, em outros estados o salário segue a tabela do cargo de Gestor Administrativo 3, que é de R$ 2.295,69. Em alguns lugares os profissionais cobram de acordo com o número de cerimônias que realizarem.

É importante salientar que os profissionais podem ter qualquer outra profissão. Porém, é necessário que estejam disponíveis nos dias e horários determinados pelo cartório local para a realização de casamentos.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.