Quanto ganha um Presidente da República?

O presidente tem um cargo mais alto dentro de um país de sistema presidencialista. Confira agora quanto ganha o nosso presidente da república.

O presidente é o grande chefe do estado. Isso nas nações onde o presidencialismo é o sistema político, como o caso do Brasil. Sendo assim, é o presidente da república o chefe do executivo federal.

No Brasil, o presidente precisa ser eleito pela própria população, tendo mandato de quatro anos. Além disso, pelas nossas leis eleitorais, o representante só pode ter dois mandatos seguidos.

O que faz um presidente?

É o presidente da república que toma as grandes decisões que irão guiar o país e sua população pelos próximos anos. Entretanto, as ações tomadas pelo representante e sua equipe vão além do seu mandato. Isso porque elas podem ter reflexos a curto, médio e longo prazo.

Sendo assim, por isso a importância de se escolher bem o representante nacional. É ele quem comandará a política e economia do seu país. O presidente tem o poder de vetar leis aprovadas, assim como aplicá-las.

Também é de sua função a condução da política e economia do país, bem como a administração federal da nação. Sendo que neste último ele recebe apoio dos ministros (que são escolhidos por ele).

O projeto orçamentário do ano é realizado pelo representante federal e sua equipe. Neste caso, ele deve enviar para aprovação ao Congresso Nacional. Além disso, é o presidente que declara guerra a algum país em casos de agressões estrangeiras.

O chefe de estado exerce comando sobre as Forças Armadas, podendo assim nomear Comandantes da Marinha, da Aeronáutica e do Exército nacional.

Quanto ganha um presidente da república?

No Brasil, o presidente da república tem vencimento de R$ 30.934,70. Entretanto, é preciso lembrar que o representante ainda tem uma série de benefícios pelo cargo que ocupa. Um dos benefícios é ocupar duas moradias oficiais do Brasil.

Sendo assim, uma delas é o Palácio da Alvorada, e a Granja do Torto. Outras vantagens são plano de saúde que cobre além de suas despesas, a de familiares. Bem como cartões corporativos, viagens em aviões da Força Aérea Brasileira, sendo elas oficiais ou particulares, dentre outros benefícios.

No caso do atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o salário é bem maior que o teto estipulado. Isso porque Bolsonaro acumula os salários de presidente, capitão reformado e o de aposentado pelo antigo Instituto de Previdência dos Congressistas (IPC). Sendo assim, Jair Bolsonaro tem salário de R$ 60.236,15.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.