Quantos ossos tem o corpo humano?

Os ossos fazem parte do sistema esquelético que protege os órgãos vitais como coração.

Os ossos fazem parte do sistema esquelético que protege os órgãos vitais como coração, encéfalo, pulmões e rins. O esqueleto também é aliado do sistema muscular que reveste os ossos e, juntamente com os tendões, garantem movimento ao corpo.

O esqueleto humano continua se desenvolvendo mesmo após o nascimento do bebê. Eles possuem cerca de 270 ossos quando nascem e com o crescimento, muitos deles se fundem. Isso é o que acontece com os ossos do crânio que possui fontanelas (as populares “moleiras” dos bebês) que servem para que a cabeça consiga passar pelo canal vaginal durante o parto natural.

Durante a vida adulta o esqueleto humano passa a ter 206 ossos, divididos em esqueleto axial (80 ossos) e esqueleto apendicular (126 ossos). O axial é o principal eixo de sustentação do corpo e é composto por: crânio, vértebras, esterno, costelas e osso hioide.

Já o esqueleto apendicular permite liberdade de movimentos dos membros superiores e inferiores, é composto por: ombros, quadris, ossos do braços, antebraços, pulsos, mãos, coxas, pernas e pés.

Esqueleto axial em branco e esqueleto apendicular em vermelho.

Veja também:

esqueleto apendicularesqueleto axialesqueleto humanoquantos ossos tem o corpo humano?quantos ossos tem um bebê?