Quem foi Isaac Newton?

Conheça um dos cientistas mais importantes da história da ciência, autor da Lei da Gravitação Universal e das três Leis do Movimento, chamadas Leis de Newton.

Isaac Newton foi um astrônomo, alquimista, teólogo e cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático. Considerado o pai da Ciência moderna, é o cientista que causou maior impacto na história da ciência.

Entre suas principais teorias estão a Lei da Gravitação Universal e as famosas leis de Newton. Além da descoberta da gravidade, seus estudos sobre a composição da luz branca conduziram à moderna física óptica e, na matemática, Newton postulou os fundamentos do cálculo infinitesimal.

Quem foi Isaac Newton?

Isaac Newton nasceu em Woolsthorpe, uma pequena aldeia da Inglaterra, no dia 4 de janeiro de 1643. Desde muito cedo demonstrava interesse por atividades manuais e, ainda criança, fez um moinho de vento e um quadrante solar de pedra que funcionavam perfeitamente.

Aos 18 anos, ingressou na Universidade de Cambridge e graduou-se como Bacharel em Artes. Durante 1665 a 1667, o mundo foi devastado pela peste bubônica (peste negra) e a universidade ficou fechada, obrigando Newton a voltar para casa.

Foi nesse período de confinamento que fez as descobertas mais importantes para a ciência: descobriu a Lei Fundamental da Gravitação, imaginou as Leis Básicas da Mecânica e aplicou-as aos corpos celestes, inventou os métodos de cálculo diferencial e integral e estabeleceu os alicerces de suas grandes descobertas ópticas.

Em 1667, com a reabertura da universidade, Newton voltou para sua atividade secundária de ensino e logo tornou-se professor de Matemática, sucedendo seu próprio mestre e protetor, Isaac Barrow. Cinco anos depois, foi eleito para a Royal Society e representou a universidade de Cambridge no Parlamento.

Isaac Newton passou o resto de sua vida científica ampliando suas descobertas, além de estudar secretamente a arte milenar da alquimia e os códigos da Bíblia. Morreu em Londres, no dia 20 de março de 1727.

Leis de Newton

Isaac Newton estabeleceu três leis do movimento, conhecidas como as Leis de Newton:

Primeira Lei de Newton

A primeira lei afirma que “um corpo em repouso permanece em repouso se não é forçado a mudar, um corpo que se move continuará a mover-se com a mesma velocidade e no mesmo sentido, se não for forçado a mudar”.

Segunda Lei de Newton

A segunda lei “mostra que a quantidade de força pode ser medida por uma proporção de mudança observada no movimento”. Essa proporção é o que se chama de aceleração e refere-se à rapidez do aumento ou da diminuição da velocidade.

Terceira Lei de Newton

A terceira lei diz que “toda ação causa uma reação, e que a ação e a reação são iguais e opostas”.

Leia também: Quem foi Galileu Galilei?

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.