Quem foi o primeiro presidente do Brasil?

Com a Primeira Constituição Republicana, ficou definido que o primeiro presidente do país seria escolhido de forma indireta. Asim, o Congresso Nacional decidiu pelo nome do Marechal Deodoro da Fonseca.

O primeiro presidente do Brasil foi o Marechal Deodoro da Fonseca. Sendo um dos líderes da Proclamação da República (15 de novembro de 1889), sua presidência foi de caráter provisório.

A primeira constituição republicana, definiu que, exclusivamente, o primeiro presidente da república deveria ser escolhido de forma indireta. Por isso, o Congresso Nacional elegeu o primeiro presidente do Brasil,  Deodoro da Fonseca. Seu vice foi Floriano Peixoto.

Esse governo deveria ter se encerrado em 1894. Porém, por problemas ideológicos e políticos, o Marechal só permaneceu na presidência até 1891.

Biografia do Marechal Deodoro da Fonseca

Manuel Deodoro da Fonseca nasceu na Vila Madalena de Samaúma (AL),no dia 05 de agosto de 1827. Seus pais eram Manuel Mendes da Fonseca e Rosa Maria Paulina da Fonseca.

Influenciado pelo pai, que era militar, se ingressou no Colégio Militar do Rio de Janeiro. Nessa mesma escola, cursou Artilharia. Até que mais tarde, entrou para a política.

Deodoro da Fonseca participou de vários eventos importantes, como a Revolução Praieira, Guerra do Paraguai e o Cerco de Montevidéu. Além disso, ainda foi líder do movimento antiescravista do exército.

No ano de 1860, se casou com Mariana Cecília de Sousa Meireles. Mas, nunca tiveram filhos.

Além de ter sido militar, Marechal Deodoro foi presidente da província do Rio Grande do Sul (atual cargo de governador).

Governo de Marechal Deodoro da Fonseca

Com a proclamação da república, em 1889, a República Presidencialista passou a entrar em vigor no Brasil. O país passou então de um governo monárquico para um regime republicano.

Marechal Deodoro da Fonseca governou até 1891, renunciando o cargo que deveria permanecer até 1894. Isso aconteceu por divergências  econômicas (Inflação, falência de bancos, especulações, empresas, entre outros) e políticas (centralização de poder, censura, autoritarismo, fechamento do Congresso Nacional).

O militar Floriano Peixoto, assumiu então a presidência e permaneceu de 1891 a 1894. O governo de Marechal Deodoro e Floriano Peixoto ficou conhecido como a República da Espada (1889-1894).

Veja também: Governo de Floriano Peixoto (1891 a 1894) – Resumo e medidas políticas

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.