Quem foi Sócrates?

Sócrates foi um dos grandes nomes da Filosofia Clássica. Seus ensinamentos transpassaram gerações e até hoje são estudados.

Sócrates nasceu na cidade de Atenas, em 470/469 a.C. Conhecido pela visão mais humana em sua filosofia, foi um dos maiores nomes da Filosofia Clássica, junto a Platão e Aristóteles

Os pensamentos e diálogos do pensador foram publicados por seu discípulo, Platão. Por isso muitos questionam sua existência física e acreditam que ele foi um personagem inventado por Platão para desenvolver algumas ideias.

Sócrates foi condenado à morte por envenenamento, pois havia mudado o pensamento de alguns jovens, que contradiziam as tradições de Atenas.

Platão considerou que seu mestre teve um fim injusto e começou a divulgar os pensamentos do filósofo por meio de diálogos. Com isso, os ensinamentos do mestre sempre permaneceriam vivos.

Filosofia de Sócrates

Sócrates acreditava no método conhecido como Maiêutica, que consistia na prática do questionamento. Para ele, era o “método na parceira”.

Adquirir um conhecimento é doloroso e precisa de empenho, como no momento do parto, por exemplo, a parteira conduz, mas quem faz a força é a mãe. Da mesma forma, o filósofo tem a função de auxiliar a pessoa a “dar à luz à razão”.

Para Sócrates, a ética existe quando nos questionamos: Quero? Posso? Devo? A resposta para todas essas questões devem ser positivas. Ele acreditava que os sentimentos e a inteligência estão ligados ao contexto da alma.

O conhecimento, segundo ele, é o momento em que o humano consegue se conectar com a verdade e a natureza e, assim, encontra-se o equilíbrio perfeito.

Frases de Sócrates

Confira algumas frases de Sócrates:

Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos.

Só sei que nada sei.

Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.

Deve-se temer mais o amor de uma mulher do que o ódio de um homem.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.