Questões discursivas sobre fungos

Fixação de conteúdo para o Reino Fungi!

Os fungos são organismos heterótrofos pertencentes ao Reino Fungi e que possuem células eucariontes. Eles dependem da decomposição de matéria orgânica para sobreviver.

Preparamos uma lista de questões discursivas sobre fungos para que você possa testar seus conhecimentos sobre esses seres vivos importantes para os ciclos biogeoquímicos.

Você pode consultar as respostas e salvar essa lista de exercícios em PDF no final do post!

Exercícios discursivos sobre fungos

1) (VUNESP – Mod.) No sistema de classificação de Lineu, os fungos eram considerados vegetais inferiores e compunham o mesmo grupo do qual faziam parte os musgos e as samambaias. Contudo, sistemas de classificação modernos colocam os fungos em um reino à parte, Reino Fungi. Explique o porquê os fungos diferem dos vegetais.


2) (UFTM) Um pesquisador encontrou na floresta amazônica um ser vivo que apresentava parede celular de quitina, armazenava glicogênio e não apresentava cloroplastos.

a) A partir das características encontradas, o pesquisador concluiu que tal ser vivo não poderia ser colocado na base de uma cadeia alimentar. O que o levou a essa conclusão e por quê?
b) A que reino pertence o ser vivo encontrado pelo pesquisador? Explique como esse organismo consegue obter sua matéria orgânica do meio ambiente.


3) No século 19, algas e fungos eram classificados como vegetais. Nas classificações modernas, algas e fungos pertencem a reinos diferentes. Quais as principais diferenças entre os dois grupos?


4) (UEG) À primeira vista, os fungos são pouco interessantes, mas eles contribuem de forma decisiva para a diversidade biológica. Além disso, apresentam importância econômica. Os refrigerantes, por exemplo, são produtos fúngicos, porque a maioria tem ácido cítrico, produzido por um fungo, o Aspergillus lividus, que é usado industrialmente. LOPES, S.; ROSSO, S. Biologia. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

Sobre os fungos, responda ao que se pede.

a) Cite três características destes organismos.
b) Os fungos compõem diferentes associações com outros seres vivos. Cite um exemplo destas associações e sua respectiva importância biológica.


5) (UFRRJ – Mod.) Na conquista do ambiente terrestre, representado pela rocha “nua”, é conhecida a eficiência dos liquens, que são associações entre um fungo e certos tipos de organismos autótrofos. Um fungo, geralmente um ascomiceto, produz um ácido que degrada a rocha, conseguindo reter a água e sais minerais, que serão utilizados pelo autótrofo associado para produzir matéria orgânica, fornecendo-a também ao fungo. A associação mutualística descrita será mais eficiente se o referido organismo autótrofo for de qual tipo?


6) (UFOP) Nos sistemas mais antigos de classificação, os fungos e as plantas pertenciam ao mesmo reino, o que não ocorre atualmente. Com base nesse fato responda as questões abaixo.

a) Cite duas características que justifiquem a retirada dos fungos do reino vegetal.
b) Cite os atuais reinos de classificação biológica.
c) Dê exemplo de seres vivos pertencentes a cada reino de classificação biológica.


7) (UFC) O reino Fungi possui cerca de 70.000 espécies, entre elas fungos de importância ecológica e/ou econômica.

a) Explique, sucintamente, por que os fungos, juntamente com as bactérias heterotróficas, são ecologicamente tão importantes.
b) Por que alguns fungos como Aspergillus flavus e parasiticus, que crescem em sementes estocadas de milho, trigo e amendoim, são danosos à saúde humana mesmo depois do fungo ter sido eliminado dessas sementes?
c) Planta ou animal? Os fungos não são nem uma coisa nem outra. Cite uma característica dos fungos que se assemelha aos animais e uma outra que se assemelha às plantas.


8) (UNESP SP/2007) Em um restaurante vegetariano, o cardápio continha os seguintes itens:

  • Arroz integral
  • Bife de glúten
  • Macarrão integral com molho de cogumelos
  • Sopa de aveia
  • Couve-flor com molho de gergelim
  • Salada de broto de feijão
  • Tofu assado
  • Salada de legumes com grão-de-bico

(Glossário: tofu = queijo preparado com leite de soja; glúten = proteína extraída do trigo.)

Identifique o item do cardápio que não pode ser considerado de origem em um vegetal. Indique o Reino ao qual o item pertence e dê uma característica que o diferencia ao mesmo tempo de um animal e de um vegetal.


9) (UNICAMP) “Cientistas buscam remédios no mar” é o título de uma reportagem (O Estado de S. Paulo, 02/05/2005, p. A16) sobre pesquisas que identificaram moléculas com atividade farmacológica presentes em animais marinhos, como esponjas e ascídias, contra agentes patogênicos causadores de tuberculose, leishmaniose e candidíase. Os agentes patogênicos causadores das doenças citadas na reportagem são, respectivamente, bactérias, protozoários e fungos.

a) Dê duas características que permitam diferenciar as bactérias dos protozoários.
b) Os fungos apresentam componentes polissacarídeos estruturais e de reserva, também encontrados em animais. Justifique a afirmação.


10) (FUVEST) Considere uma levedura, que é um fungo unicelular, multiplicando-se num meio nutritivo, onde a única fonte de carbono é a sacarose, açúcar que não atravessa a membrana celular.

a) De que processo inicial depende o aproveitamento da sacarose pela levedura?
b) Que composto de carbono é eliminado pela levedura caso ela utilize os produtos originados da sacarose nas reações de oxidação que ocorrem em suas mitocôndrias?


Resposta da questão 1

Além de não realizarem fotossíntese, os fungos têm o glicogênio como substância de reserva energética, enquanto nos vegetais a reserva energética é o amido.

Resposta da questão 2

a) O ser vivo que não apresentava cloroplastos, armazena glicogênio e com quitina na parede celular, pertence aos fungos que são heterotróficos. Portanto, não pode ser colocado junto com os produtores, que estão na base de uma cadeia alimentar.

b) O ser vivo pertence ao reino Fungi. Esse organismo consegue obter sua matéria orgânica por absorção, pois realiza digestão extra-corpórea.

Resposta da questão 3

O autotrofismo caracteriza todas as algas, enquanto todos os fungos são heterótrofos.

Resposta da questão 4

a) Eucariontes, não fotossintetizantes, parede celular de quitina, ausência de tecidos, nutrição por absorção, imóvel, presença de hifas e micélios.

b) Líquens – associação de fungos com algas unicelulares. São organismos pioneiros na ocupação de áreas inóspitas (degradam rochas para formação de solo); bioindicadores de poluição; protegem o solo de erosão.

Micorrizas – associação de fungos com raízes de plantas superiores. Auxiliam na absorção de nutrientes do solo.

Resposta da questão 5

Essa associação mutualística será bem-sucedida se o organismo autótrofo for uma cianobactéria.

Resposta da questão 6

a) Heterótrofo e glicogênio como reserva.

b) Monera, protista, fungi, plantae, animalia.

c) Monera: bactérias.
Protista: ameba.
Fungi: Basidiomicetos.
Plantae: briófitas.
Animalia: mamíferos.

Resposta da questão 7

a) Juntamente com as bactérias, os fungos têm importante papel na ciclagem dos nutrientes ao promover a decomposição da matéria orgânica morta.

b) Porque esses fungos produzem toxinas que permanecem no alimento mesmo após a remoção dos fungos.

c) Uma semelhança com animais: ambos são heterótrofos. Uma semelhança com os vegetais: ambos possuem parede celular.

Resposta da questão 8

O item do cardápio que não pode ser considerado de origem vegetal são os cogumelos.

Eles pertencem ao Reino Fungi, e a característica que os diferencia, ao mesmo tempo, de um animal e de um vegetal é a presença de uma parede celular constituída de quitina, corpo formado por hifas (micélio) e o corpo de frutificação.

A célula animal não apresenta a parede celular e a célula vegetal apresenta uma parede celular constituída de celulose.

Resposta da questão 9

a) As bactérias não possuem carioteca, enquanto os protozoários possuem; as bactérias não possuem citoesqueleto e os protozoários possuem.

b) Os fungos possuem quitina na parede celular, polissacarídeo encontrado no exoesqueleto de artrópodes e nas cerdas de anelídeos. Os fungos possuem o glicogênio como reserva energética, o que também ocorre nos animais.

Resposta da questão 10

a) O aproveitamento da sacarose depende de sua prévia digestão (extracelular), por enzima (sacarase) produzida pela própria levedura. A digestão da sacarose produz frutose e glicose, ambas hexoses que atravessam a membrana celular.

b) Nas mitocôndrias da levedura ocorre a respiração celular, cujo processo utiliza as hexoses e libera CO2.

Clique aqui para salvar essa lista de questões discursivas sobre fungos em PDF!

Leia também:

Reino Fungi