Lista de questões sobre a Revolução Francesa

Confira as questões sobre a Revolução Francesa que selecionamos para você!

Sabemos que a Revolução Francesa foi uma fase de profunda agitação social e política na França. Tal movimento impactou intensamente não só a sociedade francesa, como todo o continente europeu e alguns países do mundo.

Marcada por uma radicalização política, a Revolução Francesa representou a derrota da monarquia absolutista pela burguesia, classes urbanas e camponeses.

Sendo assim, responda as questões sobre a Revolução Francesa que a equipe do Escola Educação selecionou para você!

Questões sobre a Revolução Francesa

1 — Até o século XVIII, a França era um país governado por uma:

a) Monarquia Constitucional.
b) República.
c) Monarquia Absolutista.
d) Ditadura.

2 — Como funcionava a estrutura do Estado Absolutista Francês durante o século XVIII?

a) A estrutura do Estado Absolutista era dividida em três estados: o primeiro era composto pelos bispos do Alto Clero, Coroa e industriais; o segundo era formado por representantes da nobreza e o terceiro estado, representado pela burguesia, composta por comerciantes, banqueiros, empresários, sans-cullotes; e os trabalhadores urbanos, camponeses.
b) A estrutura do Estado Absolutista era dividida em dois estados: o primeiro era composto pelos bispos do Alto Clero e o segundo era formado por representantes da nobreza.
c) A estrutura do Estado Absolutista era dividida em quatro estados: o primeiro era composto pelos bispos do Alto Clero; o segundo era formado por representantes da nobreza; o terceiro estado, representado pela burguesia, composta por comerciantes, banqueiros, empresários, sans-cullotes; e o quarto estado, formado pelos trabalhadores urbanos e camponeses.
d) A estrutura do Estado Absolutista era dividida em três estados: o primeiro era composto pelos bispos do Alto Clero; o segundo era formado por representantes da nobreza e o terceiro estado, que era representado pela burguesia, composta por comerciantes, banqueiros, empresários, sans-cullotes; e os trabalhadores urbanos, camponeses.

3 — Qual foi o estado mais afetado pela crise econômica provocada pela alta da inflação e da dívida pública, durante o século XVIII, na França?

a) Primeiro estado.
b) Segundo estado.
c) Terceiro estado.
d) Quarto estado.

4 — Qual foi o movimento intelectual que contribuiu para a eclosão da Revolução Francesa?

a) Renascimento.
b) Iluminismo.
c) Romantismo.
d) Anarquismo.

5 — É correto afirmar que a Revolução Francesa se insere nas Revoluções Burguesas?

a) Sim. Pois, além de liderar o terceiro estado, a burguesia propôs uma Assembleia Nacional Constituinte para a elaboração de uma nova Constituição para a França. Diante da recusa do rei e da nobreza, ela, junto com os demais membros do terceiro estado se organizaram para a formulação de um novo texto constitucional.
b) Sim. Pois, além de liderar o segundo estado, a burguesia propôs uma Assembleia Nacional Constituinte para a elaboração de uma nova Constituição Absolutista para a França. Diante da recusa do rei e da nobreza, ela, junto com os demais membros do segundo estado se organizaram para a formulação de um novo texto constitucional.
c) Não. A Revolução Francesa não pode ser considerada uma Revolução Burguesa, pois ela foi liderada por trabalhadores do campo, ou seja, pessoas de baixo poder aquisitivo.
d) Sim. A Revolução Francesa foi um conflito que contou com a participação das camadas mais altas da sociedade, inclusive com o apoio da Coroa Francesa.

6 — O que representou a Queda da Bastilha, ocorrida no dia 14 de julho de 1789?

a) Representou o fim do Antigo Regime, isto é, do absolutismo francês.
b) Representou o fim do Antigo Regime, isto é, do republicanismo francês.
c) Representou o fim do Antigo Regime, isto é, do liberalismo francês.
d) Representou o fim do Antigo Regime, isto é, da ditadura militar na França.

7 — O que foi o período do Terror, instaurado durante a Revolução Francesa?

a) O período do Terror foi marcado pela perseguição política, religiosa, execuções na guilhotina e guerras civis. Esta foi uma fase caracterizada pela liderança dos jacobinos, considerados os revolucionários mais radicais.
b) O período do Terror foi marcado pelo assassinato em massa de camponeses. Esta foi uma fase caracterizada pela liderança dos jacobinos, considerados os revolucionários mais radicais.
c) O período do Terror foi marcado pelo assassinato em massa de trabalhadores urbanos e líderes religiosos. Esta foi uma fase caracterizada pela liderança dos jacobinos, considerados os revolucionários mais radicais.
d) O período do Terror foi marcado por milhares de mortes, destruições e armas nucleares. Esta foi uma fase caracterizada pela liderança dos girondinos, considerados os revolucionários mais radicais.

8 — (UFRGS) – Após a Revolução de 1789, a França viveu um período de grande instabilidade, marcado pelo radicalismo e pela constante ameaça externa. Assinale a alternativa correta em relação a esse período.

a) Com a Queda da Bastilha, símbolo do autoritarismo real, os deputados da Assembleia Constituinte, aproveitando o momento político, proclamaram a República, pondo um termo final ao Antigo Regime.
b) Em meio ao caos provocado pela fuga do Rei e pela derrocada da Monarquia, iniciou-se, em Paris, a criação de uma sociedade baseada nos ideais socialistas, a Comuna de Paris.
c) o período conhecido como o Grande Terror foi protagonizado pelo jacobino Robespierre, que posteriormente foi derrubado por Napoleão, um general que se destacara por sua trajetória vitoriosa.
d) o Golpe do 18 Brumário representou a queda do Diretório, regime que se pretendia representante dos interesses burgueses, mas que era inepto a governar.
e) Durante um curto período de tempo, após a Queda da Bastilha, a França vivenciou uma Monarquia Constitucional, mas, na prática, o Rei ainda mantinha a mesma autoridade de antes.

9 — (Fuvest) – Nas Revoluções Francesa (1789), Mexicana (1910), Russa (1917) e Chinesa (1949), há um elemento comum a todas. Trata-se da:

a) presença imperialista.
b) ideologia socialista.
c) ideologia liberal.
d) participação do operariado.
e) participação do campesinato.

10 — (UNIME BA/2016) – Durante a Revolução Francesa, em 1789, foi aprovada a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão.

No contexto histórico da época, esse documento:

a) criou novas relações político-ideológicas que permitiram o triunfo do socialismo.
b) estabeleceu novas condições de produção, tornando mais justa a relação entre capital e trabalho.
c) demonstrou ambiguidade, ao não reconhecer o direito de liberdade aos escravos das colônias.
d) promoveu o direito de igualdade de gênero, estendendo o direito de voto às mulheres.
e) fortalecia a imagem paternal da realeza, ao considerar caber ao Estado promover o bem-estar social.

Gabarito

1 — C
2 — D
3 — C
4 — B
5 — A

6 — A
7 — A
8 — D
9 — E
10 — C

Clique aqui e baixe a lista de questões sobre a Revolução Francesa em PDF

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.