Quokka – Animal mais feliz do mundo

Conheça a história do quokka, conhecido como o animal mais feliz do mundo.

No reino animal, há milhares de espécies conhecidas e desconhecidas. Com a biodiversidade do mundo, existem animais dos mais variados tamanhos, formas e hábitos. Um desses animais ficou conhecido por ser o animal mais feliz do mundo.

O quokka, ou Setonix brachyurus, é o único membro do gênero Setonix e é um pequeno macrópode de tamanho similar a um gato doméstico. Encontrado em pequenas ilhas da costa australiana, como Rottnest e Bald Island, foi fotografado por diversos visitantes mostrando um sorriso.

Para conhecer mais desse animal feliz, confira tudo sobre o quokka!

História do quokka

O quokka foi descoberto pelo marinheiro holandês Samuel Volckertzoon, quando escreveu sobre um suposto gato selvagem na ilha de Rottnest, em 1658. Em 1696, Willem de Vlamingh acreditou serem ratos gigantes, dando nome à ilha de Rotte nest, que vem do holandês para ninho de rato.

A palavra quokka é derivada da palavra gwaga na língua Nyungar.

Características do quokka

Quokka 2
Características do Quokka

O quokka é uma espécie endêmica da Austrália, isto é, que só sobrevive em determinado ambiente. Com cerca de 50 centímetros de comprimento e de 2,5 a 5 quilos, o quokka é um marsupial herbívoro e noturno. A alimentação é composta por gramas e folhas, sendo capaz de escalar árvores e arbustos de até um metro e meio.

Esse animal possui as pernas traseiras bem desenvolvidas, similares ao canguru, orelhas redondas e cabeça pequena, com pelo marrom rajado.

Eles vivem cerca de 10 anos e cada fêmea consegue ter apenas um filhote, após uma gestação de um mês. As fêmeas podem engravidar duas vezes por ano, tendo cerca de 17 filhotes ao longo da vida. Já os filhotes vivem na bolsa da mãe por, em média, seis meses.

Uma vez independentes da bolsa, ainda depende da mãe para tomar leite por dois meses. Contudo, se perseguida por um predador, a mãe pode soltar o filhote no chão, distraindo o animal enquanto foge. As fêmeas, por sua vez, já estão sexualmente maduras aos 18 meses.

Quokka – Rei da selfie

Quokka selfie
Quokka – Rei da selfie

O quokka é um animal selvagem, porém, é tolerante à presença humana. Por isso, os visitantes da ilha de Rottnest conseguem tirar fotos com o animal. Além disso, pelo formato do rosto, aparenta estar sempre sorrindo, sendo conhecido como o Rei da selfie.

Ameaça de extinção

De acordo com o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos (USFWS), o quokka é um animal ameaçado de extinção. Já segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o quokka é vulnerável, o que significa que é provável de estar em perigo se as ameaças continuarem.

Leia também:

você pode gostar também

Comentários estão fechados.