Racionalismo

O racionalismo afirma que a razão é a única fonte de conhecimento.

Racionalismo é uma corrente filosófica que pertence ao campo da filosofia conhecido como teoria do conhecimento ou epistemologia.

Os racionalistas atribuem à racionalidade (razão humana) a única fonte do conhecimento.

Sua origem remonta à Antiguidade clássica, mas foi no fim do Renascimento que ele ganhou força através dos filósofos, René Descartes e Gottfried Wilhelm Leibniz.

O Racionalismo acredita que toda existência possui uma causa inteligível, ainda que ela não possa ser comprovada de maneira empírica. Isto é, a razão é o único meio para se atingir a verdade absoluta.

Por ser a única fonte do conhecimento, a razão é inata aos seres humanos.

Racionalismo cartesiano

O racionalismo cartesiano, também chamado de racionalismo de Descartes é uma alusão ao pensamento do filósofo, René Descartes – visto como o primeiro grande racionalista.

Racionalismo
René Descartes

Filósofo, matemático francês e autor da famosa frase: “Penso, logo existo”, Descartes foi o responsável por lançar as bases do racionalismo.

Para ele, existiam três ideias fundamentais, eram elas:

  1. Adventícias: correspondem às ideais produzidas através das informações adquiridas pelos sentidos;
  2. Factícias: ideias que surgem na imaginação;
  3. Inatas: Ideias que estão na mente dos seres humanos desde o seu nascimento. Com isso, elas não dependem das experiências para se fazerem presentes.

Racionalismo cristão

O racionalismo cristão é uma doutrina espiritualista que nasceu no Brasil, em 1910, e se difundiu pelo mundo. Segundo essa doutrina, o ser humano possui três dimensões:

  • Corpo físico
  • Corpo astral
  • Espírito

Racionalismo e empirismo

O racionalismo se opõe ao empirismo uma vez que o segundo acredita que a experiência é o ponto de partida para o conhecimento.

Como os racionalistas pregam a importância da razão para a efetivação do conhecimento, eles defendem que o empirismo é duvidoso, pois a experiência do sujeito ocorre a partir da sua percepção, que pode estar sujeita a erros.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.