Internautas lembram de Rambo após tomada do Talibã no Afeganistão

Clássico do cinema se passa em um ambiente de guerra no oriente médio. Grupo de rebeldes simpatizado pelo herói se assemelha ao Talibã? Confira:

As últimas notícias sobre a invasão do Talibã no Afeganistão não trouxeram apenas o passado histórico à tona. Uma produção cinematográfica foi relembrada pelos internautas. Rambo 3, de 1988, se passa em um ambiente de guerra com os rebeldes afegãos.

Leia mais: Preço de PlayStation 5 (PS5) está mais barato no Brasil

A cena mais marcante do filme é clássica e mostra o herói cauterizando a própria pele após remover um projétil. Porém, outras partes do filme, uma delas bem desconhecida, vieram à público neste momento.

Situação atual

O mundo presenciou a volta do Talibã, um grupo islâmico extremista, que decidiu retomar o Afeganistão. O mesmo grupo já dominou o país entre os anos 90 e começo de 2000. 

Após os ataques terroristas de 11 de setembro contra os EUA, o Talibã foi expulso do comando. Isso porque, o governo norte-americano acreditava que o grupo dava guarida aos terroristas da Al-Qaeda.

Após 20 anos da expulsão do Talibã, o grupo fundamentalista rebelde volta ao poder. Mas afinal, o que isso tem a ver com o Rambo 3?

Afeganistão, Talibã e Rambo

O clássico de ação não está diretamente ligado ao Talibã, é claro. Entretanto, a história de Rambo 3 se passa no Afeganistão. 

Interpretado por Sylvester Stallone, o protagonista tem a missão de efetuar um resgate de um compatriota. Porém, ele se envolve nas tensões geopolíticas do país do Oriente Médio.

Naquele momento, os soviéticos estavam tentando tomar o comando definitivo da região. Por isso, um grupo de rebeldes afegãos resiste bravamente à tomada comunista da antiga União Soviética.

Rambo começa a admirar a bravura dos rebeldes e luta ao lado deles para combater os “tiranos”.

Um dos cidadãos que o ajuda a entrar no território afegão explica que ninguém conseguiu invadir o país. Alexandre, o Grande, Gengis Khan, o Reino Unido, ninguém havia conseguido, embora tivessem tentado.

Ele diz: “Um antigo inimigo fez uma oração. Ela diz: ‘Meu Deus, livrai-nos dos venenos das cobras, do dente do tigre e da vingança dos afegãos’. Entendeu o que significa?”.

Rambo responde: “Que vocês não se rendem por nada”.

Ao final do filme, Rambo conclui a missão e retorna para os EUA. Porém, existe um final alternativo, facilmente localizado na internet.

Nele, o herói decide permanecer com o exército rebelde. “Você me disse que, quando meu ciclo se fechasse, eu saberia meu lugar”, diz Rambo ao coronel que foi resgatar. “Por hora, acho que aqui é meu lugar”.

A crítica se dá pela comparação do grupo sunita Talibã ao mesmo grupo rebelde do clássico do cinema. E aí? Qual sua opinião?

você pode gostar também

Comentários estão fechados.