Como fazer uma redação sobre fake news

Fake news é um termo muito usado atualmente. Para garantir uma boa redação sobre fake news, confira essas dicas!

Fake news é um assunto muito debatido nos últimos anos. Assim, os processos seletivos que pedem redações costumam se interessar pelo conhecimento que os candidatos têm sobre assuntos relevantes no mundo.

Como os candidatos são os agentes do futuro, é necessário demonstrar domínio, argumentos e soluções acerca das problemáticas atuais. Portanto, como as fake news estão sendo amplamente discutidas, esse pode vir a ser um tema de redação.

Para desenvolver uma boa redação, o candidato deve incluir elementos importantes. Confira essas quatro dicas de como fazer uma redação sobre fake news.

1. Explique o termo

Lembre-se que é necessário explicar os termos e não supor que o leitor já conheça o assunto.

A palavra fake news vem do inglês e significa “notícia falsa”. A notícia falsa vai contra a ética jornalística, por isso, é importante saber em que contexto ela surge.

Uma notícia falsa é caracterizada como fatos distorcidos ou criados com o objetivo de cumprir objetivos e causar comoção.

O termo ganhou popularidade devido ao acesso à informação que se ampliou com as mídias digitais. Hoje, o usuário pode consumir e produzir o conteúdo que desejar, assim, a ocorrência de informações falsas cresceu.

As notícias falsas sempre existiram, contudo, ganharam popularidade entre os veículos jornalísticos sensacionalistas, ou seja, aqueles que divulgam fatos exagerados, falsos ou distorcidos. Além disso, foram fortemente impulsionadas pelas redes sociais.

2. Contextualize

Uma boa redação fala sobre como o problema ainda é presente atualmente. Para isso, procure mostrar em que situações a notícia falsa surge, os motivos e as consequências. E não se esqueça de incluir fundamentação teórica de diversas áreas no desenvolvimento.

Dados e pesquisas na redação mostram estudo prévio. Já a aplicação de teorias antropológicas, psicológicas ou políticas é útil para mostrar argumentação e sustentar sua tese.

Lembre-se que é importante manter a coesão e não trazer dados ou argumentos incoerentes com o tema, ou a tese.

Também, se a proposta de redação pedir para discorrer sobre o assunto na atualidade, comece a contextualização ainda na introdução.

3. Respeite os direitos humanos

A liberdade de expressão é um direito humano. Por esse motivo, tome cuidado para não propor censura como solução.

A censura é o ato de retirar liberdade de expressão para julgar a conveniência de liberação de informações à publicação com base em critérios morais ou políticos.

4. Formule uma proposta viável

Na hora de formular uma proposta de intervenção, pense em todos os aspectos para que não seja inviável. Pergunte-se quem fará a intervenção, o que será implementado, como isso será feito e qual o objetivo a ser alcançado.

Com essas dicas em mente, sua redação sobre fake news estará completa, mas é necessário exercitar. Escreva sempre sobre variados assuntos e se mantenha atualizado.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.