Relatório individual do aluno na Educação Infantil (3 anos)

O relatório individual é um instrumento importante para estabelecer a comunicação entre pais e professores. Confira alguns modelos.

O relatório individual do aluno é uma forma de comunicar aos pais sobre o desempenho dos filhos na escola. Através do documento, é possível acompanhar o desenvolvimento do estudante na escola, assim como quais pontos ainda devem ser trabalhados.

A educação infantil é considerada uma das fases mais importantes para o desenvolvimento da criança. É quando os pequenos constroem os estímulos cognitivos, afetivos e sociais.

Na faixa etária dos três anos, é importante que os educadores apliquem uma metodologia mais lúdica e dinâmica. Dessa forma, em seus primeiros anos, os alunos desenvolvem habilidades e criatividade, além de terem domínio psicomotor, cognitivo e afetivo.

Por representar uma etapa tão importante, é fundamental que os pais também acompanhem seus filhos, por isso se torna necessária a produção de relatórios individuais. Confira agora alguns modelos.

Modelo 1

O aluno (nome do estudante) é uma criança muito criativa, que adora desenhar e criar novos personagens. Além disso, tem desenvolvido sua sociabilidade, apresentando um desenvolvimento psicomotor compatível para a idade.

Sendo uma criança observadora, gosta de questionar sobre o que acontece ao seu redor. O (nome do estudante) também tem grande afeição por atividades realizadas ao ar livre, principalmente as que envolvem interação com os outros colegas.

O estudante também gosta de ser um aluno prestativo. Isso se mostra através de sua prontidão para ser o ajudante do dia.

Apesar disso, não gosta de ter suas vontades contrariadas. Nessas ocasiões, se encontra impaciente. O cenário se repete quando precisa aguardar sua vez em algumas brincadeiras, sendo necessário que o professor converse com ele e explique que todos devem ter oportunidade.

Modelo 2

(nome do estudante) é muito comunicativo. Em todas as oportunidades, relata suas experiências fora da escola. Durante as atividades que envolvem música, é muito participativo, demonstrando grande afeição pelos instrumentos musicais.

Nas atividades que envolvem sons, consegue identificar com facilidade os sons da natureza, como pássaros, chuvas, ventos, entre outros. Além disso, aprende com facilidade as letras de músicas que ensinamos em aula.

Nos momentos de refeições, costuma se alimentar bem, apreciando bastante frutas e legumes, sem deixar sobras no prato. Também gosta muito de doces, tanto que sempre quer repetir.

Durante as atividades de pintura, se distrai com facilidade, não demonstrando muito interesse. Nessas ocasiões, tenta conversar com os outros colegas, ou pega brinquedos da caixa sem autorização.

Modelo 3

Neste semestre, o (nome do estudante) obteve um bom desempenho, participando ativamente das atividades propostas. Assim como no início do ano, estabelece um bom relacionamento com seus colegas e professor.

Já consegue se expressar com clareza, com clareza e sequência lógica de ideias. Apesar disso, nos momentos que exigem atenção, mostra-se agitado e em atividades que envolvam jogos, não gosta de perder e se isola quando isso acontece.

Nos momentos de história, participa ativamente. Sua fábula favorita é a da Cigarra e a Formiga e sempre pede para que o professor conte essa história.

Modelo 4

O aluno (nome do estudante) não socializa com os outros colegas de sala. Durante as atividades propostas, não demonstra interesse e também não realiza o que foi programado para casa.

Já foram propostas aulas lúdicas, visitas domiciliares, reuniões e até conversas individuais. Aos poucos, houveram mudanças significativas, e assim, o estudante passou a participar mais das ações.

Apesar disso, nas atividades que envolvem equipe, prefere sempre ser o último a realizar as tarefas. Em muitas ocasiões, prefere não participar e apenas observa os outros colegas.

Na hora da refeição, costuma se alimentar bem, mas sempre come sozinho, enquanto seus outros colegas gostam de comer juntos. Além disso, não gosta de compartilhar o que trouxe de casa.

Modelo 5

O aluno (nome do estudante) é muito amigável. Gosta de brincar com todos os colegas de sala e quando vê algum aluno sozinho, tenta fazer com que ele se integre em seu ciclo de amizade.

Geralmente é muito receptível, fazendo amizade com os alunos novos com muita facilidade. Além disso, gosta de propor brincadeiras e seus colegas costumam aceitar.

Nos momentos de refeições, costuma brincar de piquenique. Com isso, todos os colegas dividem a comida que trouxeram de casa.

Durante as atividades que envolvem trabalho em equipe, costuma tomar a liderança, motivando os outros integrantes e distribuindo atividades. Apesar da pouca idade, tem muita facilidade para se comunicar e constituir frases.

Veja também: 

Educação Infantil