Revolução Digital – O que é, Histórico e Impactos

Na segunda metade do século XX, a vida foi transformada em todo o mundo à medida que a tecnologia digital avançou rapidamente.

A revolução digital começou entre o final dos anos 1950 e 1970. É o desenvolvimento de tecnologias que passaram pelas fases mecânica, analógica e digital. Durante esse período, os computadores e a manutenção de registros digitais tornaram-se norma.

Revolução Digital - Início

A introdução da tecnologia digital também mudou a forma como os humanos se comunicam, agora via computadores, celulares e internet. Esta revolução levou ao caminho da Era da Informação.

Histórico

Acredita-se que a invenção do transistor em 1947 foi revolucionária e semeou a semente da tecnologia digital. Nos anos 1950 e 1960, muitos governos, forças militares e outras organizações já estavam usando computadores.

Logo depois, o computador foi introduzido para uso doméstico e na década de 1970, muitas famílias já tinham computadores para uso pessoal. Isso ocorreu mais ou menos na mesma época em que os videogames se tornaram populares.

A infiltração da tecnologia digital gerou muitos empregos, já que as empresas começaram a transição dos registros físicos para a manutenção de registros digitais. A necessidade de funcionários para transferência de dados cresceu exponencialmente. Os anos 80 trouxeram a produção de computadores, robôs para a indústria e caixas eletrônicos para bancos.

Primeiros Computadores

Em 1989, 15% de todos os lares dos EUA possuíam um computador. Telefones celulares analógicos abriram caminho para telefones celulares digitais em 1991 e a demanda disparou. Este foi o mesmo ano em que a internet foi disponibilizada ao público. No final da década, a internet era tão popular que muitas empresas tinham um site e quase todos os países do mundo tinham uma conexão.

Quando o século 21 começou, os telefones celulares eram uma posse comum e a televisão de alta definição se popularizou, substituindo a televisão analógica. Em 2015, cerca de 50% do mundo tinha conexão de internet constante e o uso de smartphones e tablets quase superaram os de computadores domésticos.

A Revolução Digital também tornou várias invenções obsoletas. Alguns desses dispositivos agora antiquados incluem rádio analógico, aparelho de fax, fitas VHS, máquinas de escrever, correspondências de e-mail, telegramas e até telefones fixos em certo ponto.

Impactos Sociais

Sem dúvida, a Revolução Digital resultou em amplos impactos sociais e mudanças generalizadas no estilo de vida das pessoas. Esse movimento aumentou e melhorou a capacidade de se comunicar e encontrar informações importantes.

Além disso, possibilitou a globalização, o que, por sua vez, resultou em uma produtividade empresarial mais eficaz e eficiente. Outra consequência é que a Revolução Digital diminuiu a privacidade, diluiu o jornalismo profissional e tornou mais difícil separar a vida pessoal e profissional.

Futuro da Revolução Digital

Enquanto alguns especialistas afirmam que o mundo saiu da Revolução Digital e entrou na Era da Informação, outros acreditam que a Revolução Digital está apenas começando. O argumento por trás disso é que esses avanços digitais estão mudando o setor industrial.

Áreas como impressão tridimensional (3D) e design estão constantemente contribuindo para a ciência, particularmente na área de robótica. Alguns desses robôs agora trabalham com humanos e algumas organizações trabalham apenas com robôs.

Embora isso possa parecer como se os robôs pudessem substituir seres humanos em um futuro próximo, esse avanço tecnológico na verdade aumentou a produção industrial. Com as invenções digitais, o varejo on-line também se tornou muito comum.

As pessoas compram constantemente de varejistas on-line e essa tendência deve continuar crescendo. A Revolução Digital recentemente começou a ter um impacto na indústria médica também. Isso será particularmente importante para a medicina genômica, no uso de informações genéticas para planos de tratamento personalizados. Uma coisa é certa, a Revolução Digital mudou vidas humanas, trazendo aspectos positivos e negativos.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.