Saiba como criar uma boa apresentação

Por mais que você não queira perder tempo com o roteiro de sua apresentação, saiba que as principais palestras de sucesso tiverem uma preparação especial.

Se o seu objetivo é ser bem sucedido em sua apresentação, é fundamental que construa um bom roteiro. Antes de começar esse processo, pense no público que terá que atingir, quais são suas características e como mantê-los interessados no que será dito. Muitas pessoas cometem o erro de abrir o PowerPoint e jogar informações soltas em slides, sem ao menos fazer um planejamento prévio ou estabelecer aonde quer chegar.

Por mais que você não queira perder tempo com o roteiro de sua apresentação, saiba que as principais palestras de sucesso tiverem uma preparação especial para que fossem alcançados os objetivos desejados. A fim de ajudar a criar uma boa apresentação e consiga ser bem sucedido em seus propósitos, selecionamos algumas dicas essenciais que serão apresentadas a seguir.

Saiba como criar uma boa apresentação

1 – Faça um diagnóstico

Antes de dar início ao planejamento de sua apresentação, se questione se realmente conhece o público que vai assistir a sua palestra, quais são os recursos que terá ao seu dispor no local da apresentação e quanto tempo terá disponível para se apresentar. Por mais que pareça perguntas óbvias, muitos palestrantes ficam perdidos no dia da apresentação e acabam sendo mal vistos pelos os seus ouvintes.

2 – Estabeleça o objetivo da sua apresentação

Dificilmente terá bons resultados em sua apresentação caso não tenha estabelecido claramente o seu objetivo. Saiba de fato o que você espera no final da apresentação, seja ela a aprovação de um cliente, o agendamento de uma nova reunião, inspirar as pessoas, aumentar a quantidade de visitas do site da empresa ou as curtidas da página do facebook. Não caia no erro de passar horas se preparando para uma apresentação sem ao menos ter um objetivo claro a ser atingido, pois os seus ouvintes precisam saber o motivo pelo qual foram convocados.

3 – Seja objetivo

Com o corre-corre do dia a dia, dificilmente sobra tempo e paciência para ouvir alguém falando sem parar sem chegar a lugar nenhum. Seja conciso em suas ideias e permita que os seus ouvintes se sintam familiarizados com o assunto abordado.

4 – Use a criatividade

Se você tem um objetivo a ser atingido, é fundamental que aposte em algo diferente para chamar a atenção dos seus públicos e mantê-los interessados no assunto até o final da palestra. Você pode apostar em um vídeo ou contar com a participação de alguém que possa agregar valor a sua apresentação, sem perder de vista o seu objetivo principal.

5 – Interaja com o público

Para tornar a sua apresentação mais dinâmica e interativa, permita que os seus ouvintes tenham a oportunidade de participar. Evite passar os slides de forma monótona e sem determinação. Mostre que está interessado por cada um dos presentes no local, e verifique se mantém contato visual com a sua platéia. Não se preocupe apenas em falar, mas também esteja atento se os seus ouvintes querem te dizer algo importante durante a apresentação.

6 – Seja coerente

Ao montar os seus slides, pense no que será dito para complementar o que está sendo projetado. Mantenha coerência e evite dizer algo que fuja totalmente da ilustração. Desta forma evitará que os seus públicos se sintam perdidos ou desmotivados a prestar atenção na sua abordagem.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.