Conheça a raça Shiba, um dos cães mais populares do Japão

Saiba como são os cães da raça Shiba, a mais popular do Japão. Depois de ler esse texto com certeza você vai querer um.

A raça Shiba é considerada tesouro nacional japonês desde 1936 e é uma das mais antigas de que se tem registro, com a primeira referência a esses cachorros em torno de 300 a.C.

Como a raça é bem resistente e ativa, era capaz de viajar por montanhas e montes com os humanos e ajudavam na caça de javalis.

Com a 2º Guerra Mundial o número desses cachorros começou a diminuir e, após uma doença, a raça quase foi extinta no Japão.

No entanto, a raça se reestabeleceu e ganhou espaço em todo o mundo, hoje em dia sua popularidade só vem aumentando.

Características e como são os cães da casa Shiba

O Shiba se assemelha a uma raposa, é pequeno, mas musculoso: tem altura por volta de 33-43 cm e pode chegar a 11kg no máximo. Ademais, suas orelhas são pontudas e elevadas.

Ele pode aparecer nas seguintes colorações:

  • Castanho avermelhado;
  • Preto;
  • Tons de castanho;
  • Creme;
  • Branco.

 

Seu pelo é liso e macio e – em todas as cores da raça – podemos encontrar pelos brancos em sua face que seguem até o pescoço, patas, peito, barriga e parte inferior da cauda.

Comportamento

O Shiba é conhecido como pequeno Akita justamente por ser muito leal à sua família. Ele é ágil e desconfiado com estranhos, sendo um ótimo cão de guarda.

Com aqueles que conhecem, esses cachorros tendem a ser brincalhões e carinhosos, mas vai precisar de um cuidador de pulso firme.

É uma raça de cães inteligentes e independentes, portanto, é um pouco difícil de ensinar truques para essa raça. Assim, algumas pessoas os consideram teimosos.

O Shiba também adora “tomar posse” de alguns objetos, então o cachorro vai ter uma cadeira preferida e um canto do sofá que considera só dele.

Eles costumam se dar bem com outros animais, desde que tenham sidos socializados desde filhotes. Ademais, como têm um instinto de caçador, pode não ser uma boa ideia inserir pequenos animais (como coelhos, hamster, etc) em seu ambiente.

O preço cobrado por vendedores certificados varia de R$4 a R$8 mil o filhote de Shiba. Fora esse valor inicial também é preciso pagar vacinas, consultas, alimentação, além disponibilizar um bom espaço para esse animal e passar tempo com ele.

Então, vale a pena considerar esses tópicos anteriores antes de adquirir um Shiba, pois apesar de ser muito fofo precisa de cuidados (como todos os animais).

Gostou desse texto e quer ler mais conteúdos como esse? Basta clicar aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.