Por que o café tem efeito laxativo em algumas pessoas?

Se você sente vontade de ir ao banheiro logo depois do cafézinho, entenda porquê o café causa problemas gastrointestinais em algumas pessoas.

Nosso país é o maior produtor de café do mundo e esse ingrediente contribui com mais de 2% das exportações totais do Brasil. Frente a isso, não é surpresa que os brasileiros são consumidores assíduos de café e tomam uma média de 3 xícaras por dia.

Ademais, por ser amplamente consumido, muitas pessoas relatam que sentem extrema vontade de defecar ao beber café, por isso cientistas decidiram pesquisar o motivo. Se quiser saber porquê o café causa problemas gastrointestinais, então acompanhe a leitura!

Conheça seus componentes

O café tem como principal ingrediente a cafeína, mas também é rico em outros componentes benéficos para o nosso organismo, como fibras, sais minerais, lipídios, vitaminas, açucares e os ácidos clorogênicos.

Esses ácidos previnem a depressão e ajudam a evitar disfunções psíquicas e doenças cardíacas. Eles também auxiliam no controle ao vício de álcool, tabaco e outras drogas.

A agência reguladora americana FDA estimula que é seguro beber apenas 400mL de cafeína por dia, isso equivale a 4 ou 5 xícaras de café. E para se ter noção, apenas uma xícara já é suficiente para deixar um adulto em estado de alerta por 3 – 6 horas.

Como ele estimula a ida ao banheiro

Em relação a presença desse efeito na população, o médico geral e professor da Universidade de Oregon Robert Martindale estima que 60% dos seus pacientes sofrem com isso, sem distinção entre os sexos.

Ele explica que o café estimula o reflexo gastrocólico, ou seja, a comunicação entre o estômago, cólon e cérebro. Assim, a chegada da bebida ao estômago envia um sinal para o cérebro que responde ordenando ao cólon para evacuar.

No entanto, pelo café ter muitos compostos, é difícil determinar exatamente o que causa a vontade de defecar ao ingeri-lo. Isso tem sido um desafio para os cientistas, que realizaram algumas pesquisas com foco em substâncias específicas do café.

Assim, antigamente acreditava-se que a cafeína era a responsável por esse desejo, por rapidamente ativar a atividade intestinal, o que causava a vontade de ir ao banheiro. Mas uma pesquisa feita em 1998 comprovou que o café descafeinado estimulava o cólon assim como a cafeína.

Portanto, o que se sabe é que o café estimula a evacuação dos bolos fecais do cólon, mas não há um consenso sobre qual componente dessa bebida é o responsável por isso.

Veja mais conteúdos interessantes como esse clicando aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.