Segmentação

Divisões da célula-ovo para formação do embrião.

A segmentação compreende a primeira fase do processo de desenvolvimento embrionário que ocorre logo após a fecundação e formação do zigoto. A segmentação, também conhecida como clivagem, faz com que o zigoto passe por duas etapas através de divisões mitóticas: a mórula e a blástula.

Esse termo já foi usado também para se referir à divisão do corpo de alguns animais, como as minhocas, que possuem o corpo dividido em segmentos claramente visíveis. Mas, atualmente, esse processo é chamado de metameria.

A divisão do corpo dos artrópodes também já foi chamada de segmentação, mas hoje essas divisões são conhecidas como tagmata ou tagma, no plural.

Neste artigo vamos nos referir apenas a segmentação que acontece durante o desenvolvimento embrionário.

O que são clivagens?

A segmentação ocorre através de divisões mitóticas, também chamadas de clivagens, que aumentam o número de células do zigoto, sem que ele aumente de tamanho. Isso ocorre porque a cada divisão as células ficam menores, portanto, não aumenta o tamanho e volume do embrião.

As células formadas pelas clivagens são chamadas de blastômeros. Quando são formadas de 8 a 16 blastômeros o embrião passa a se chamar mórula.

Segmentação - Clivagens
Segmentação – Clivagens

Tipos de segmentação

Os tipos de segmentação ocorrem de acordo com a quantidade de vitelo que existe no ovo que formou aquele embrião. Por isso, a segmentação pode variar entre as diversas espécies existentes.

Tipos de segmentação
Tipos de segmentação (Adaptação de Houillon, 1972)

Segmentação holoblástica

Na segmentação holoblástica as divisões do zigoto ocorrem no ovo todo e acontecem em zigotos provenientes de ovos isolécitos, heterolécitos e alécitos. A segmentação holoblástica pode ser de forma igual, desigual e subigual.

  • Holoblástica igual: o zigoto se divide formando várias células com tamanhos iguais, nos mamíferos são formados oito blastômeros iguais durante a terceira divisão.
  • Holoblástica desigual: o zigoto se divide de formas distintas, o lado chamado de polo animal fica com células menores, chamadas de micrômeros e o lado chamado de polo vegetativo fica com células maiores, chamadas de macrômeros. Esse tipo ocorre nos anfíbios.
  • Holoblástica subigual: o zigoto se divide em oito blastômeros diferentes, mas essas diferenças não são tão evidentes.

Segmentação meroblástica

Na segmentação meroblástica, as clivagens ocorrem apenas em algumas regiões do zigoto, de acordo com a distribuição do vitelo.

  • Meroblástica discoidal: somente partes do zigoto se divide, ocorrem em ovos telolécitos.
  • Meroblastica superficial: também chamada de aeropástica, nesse tipo as divisões ocorrem apenas na superfície do zigoto, é comum em ovos centrolécitos.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.