Segunda Guerra Mundial

Saiba em detalhes como ocorreu e quais foram as consequências da guerra mais mortal em toda a história da humanidade.

A Segunda Guerra Mundial foi travada entre as Potências do Eixo (Alemanha, Itália, Japão) e as Potências Aliadas (Grã-Bretanha, Estados Unidos, Rússia e França). A maioria dos países do mundo estava envolvida de alguma forma.

Foi a guerra mais mortal em toda a história da humanidade, com cerca de 70 milhões de pessoas mortas.

Causas / Motivos

Tratado de Versalhes – Esse acordo terminou a Primeira Guerra Mundial entre a Alemanha e as Forças Aliadas. Como a Alemanha havia perdido a guerra, o tratado foi muito duro contra o país.

A Alemanha foi forçada a aceitar a responsabilidade dos danos de guerra sofridos pelos Aliados. O tratado exigia que o país pagasse uma enorme quantia de dinheiro como uma espécie de multa.

O problema com o tratado é que ele deixou a economia alemã em ruínas, o que levou a ascensão de Hitler.

Expansão Japonesa – No período anterior à Segunda Guerra Mundial, o Japão estava crescendo rapidamente. No entanto, como uma nação insular, eles não possuíam terras ou recursos naturais para sustentar seu crescimento. O Japão começou a aumentar seu império para obter novos recursos. Eles invadiram a Manchúria em 1931 e a China em 1937.

Fascismo – Com a turbulência econômica deixada pela Primeira Guerra Mundial, alguns países foram tomados por ditadores, que formaram poderosos governos fascistas. Esses ditadores queriam expandir seus impérios e buscavam novas terras para conquistar.

O primeiro governo fascista foi o da Itália, governada pelo ditador Mussolini. A Itália invadiu e assumiu a Etiópia em 1935. Adolf Hitler, mais tarde, imitaria Mussolini em sua ascensão na Alemanha. Outro governo fascista foi a Espanha, governada pelo ditador Franco.

Hitler e o Partido Nazista – Na Alemanha, Adolf Hitler e o Partido Nazista subiram ao poder. Os alemães estavam desesperados por alguém que mudasse a economia e restaurasse o orgulho nacional. Hitler lhes ofereceu essa esperança. Em 1934, Hitler foi proclamado “Fuhrer” (líder) e tornou-se o ditador da Alemanha.

Benito Mussolini e Adolf Hitler
Benito Mussolini (à esquerda) e Adolf Hitler (à direita)

Hitler enfureceu-se com as restrições impostas à Alemanha pelo Tratado de Versalhes. Enquanto conversava sobre paz, Hitler começou a rearmar a Alemanha. Ele aliou a Alemanha com Itália. Então, Hitler procurou restaurar a Alemanha ao poder expandindo seu império. Ele invadiu a Áustria, em 1938. Quando a Liga das Nações não fez nada para impedi-lo, Hitler tornou-se mais ousado e assumiu a Tchecoslováquia em 1939.

O apaziguamento – Depois da Primeira Guerra Mundial, as nações da Europa estavam cansadas e não queriam outra guerra. Quando países como a Itália e a Alemanha se tornaram agressivos e começaram a conquistar seus vizinhos e a construir seus exércitos, países como a Inglaterra e a França esperavam manter a paz por meio do “apaziguamento”.

Isso significava que eles tentaram deixar a Alemanha e Hitler felizes, em vez de tentar impedi-lo. Eles esperavam que, ao atender suas demandas, ele ficaria satisfeito e não haveria guerra.

Infelizmente, a política de apaziguamento saiu pela culatra. Isso só tornou Hitler mais ousado. Também lhe deu tempo para construir seu exército.

Grande Depressão – O período anterior à Segunda Guerra Mundial foi um período de grande sofrimento econômico em todo o mundo, chamado de Grande Depressão. Muitas pessoas estavam desempregadas e lutando para sobreviver. Isso criou governos instáveis ​​e turbulências mundiais que ajudaram a levar à Segunda Guerra Mundial.

Onde aconteceu

A Segunda Guerra Mundial começou na Europa, mas se espalhou pelo mundo rapidamente. Grande parte dos combates ocorreu na Europa e no sudeste da Ásia (Pacífico).

  • Potências Aliadas

Os principais países que lideraram os Aliados foram Grã-Bretanha, Estados Unidos e Rússia. França, China, Polônia, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Holanda, Iugoslávia, Bélgica e Grécia também apoiaram as forças aliadas.

  • Potências do Eixo

Os principais Poderes do Eixo foram a Alemanha, a Itália e o Japão. Hungria, Bulgária, Romênia, Finlândia também apoiaram os membros do eixo.

Consequências

Muitas coisas mudaram depois que a Segunda Guerra Mundial acabou. Grande parte da Europa e da Ásia Oriental foi destruída pelos combates e bombardeios que ocorreram durante muitos anos. Além disso, as fronteiras de muitos países precisavam ser estabelecidas e os governos restabelecidos onde a Alemanha ou o Japão haviam assumido o poder.

Segunda Guerra Mundial - Consequências

Na Europa – A Alemanha ocupou grande parte da Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Muitos dos países do oeste voltaram aos mesmos governos e fronteiras que tinham antes da guerra. No entanto, a Alemanha foi dividida em Alemanha Oriental e Ocidental. A parte oriental era controlada pela URSS (Rússia) e a parte ocidental pelos Aliados.

A URSS também assumiu o controle de muitos dos países da Europa Oriental, onde haviam combatido os alemães. Estes incluíram a Polónia, a Roménia, a Bulgária, a Albânia, a Hungria e a Tchecoslováquia.

A Europa necessitava muito de ajuda financeira devido a todas as estradas, pontes, edifícios que haviam sido destruídos nos combates. Os Estados Unidos ofereceram ajuda na forma do Plano Marshall para ajudar a Europa a se recuperar.

No Japão e Ásia Oriental – Os EUA e os Aliados ocuparam o Japão. Eles mantiveram o controle enquanto o país se recuperava da guerra. O Japão se tornaria uma nação independente novamente em 1952.

Na Coreia, os Aliados e a URSS (Rússia) dividiram o país na Coreia do Norte e do Sul. O plano era que a Rússia controlasse o Norte e os Aliados o Sul até que uma eleição livre pudesse ser realizada em todo o país. Isso nunca aconteceu, já que a Rússia se recusou. O país ainda está dividido até hoje, com a Coreia do Norte sendo controlada pelos comunistas

Na China, continuou-se uma guerra civil iniciada antes da Segunda Guerra Mundial entre os comunistas e os nacionalistas. Os comunistas venceram e os nacionalistas fugiram para Taiwan.

Crimes de Guerra – Depois da guerra, muitos líderes do Japão e da Alemanha foram levados a julgamento. Eles violaram as regras da guerra, de acordo com a Convenção de Genebra e também cometeram crimes contra a humanidade. Esses crimes incluíam o Holocausto, o trabalho escravo e o terrível tratamento e tortura de prisioneiros de guerra. Muitos desses líderes foram executados por seus crimes.

Nações Unidas – Os Aliados formaram as Nações Unidas para tentar impedir que a Terceira Guerra Mundial acontecesse. As Nações Unidas foram formadas em 24 de outubro de 1945. 51 países formam os membros originais, incluindo cinco membros permanentes do Conselho de Segurança: China, França, União Soviética, Reino Unido e Estados Unidos.

A Guerra Fria Começa – A Europa dividiu-se no Bloco Oriental e Ocidental. O bloco oriental foi liderado e controlado pela União Soviética (Rússia). Esses países eram administrados por governos comunistas e tinham uma aliança própria chamada Pacto de Varsóvia. Os países ocidentais, incluindo os Estados Unidos, formaram uma aliança contra o comunismo chamada OTAN.

Guerra Fria

Essas duas alianças, a OTAN e o Pacto de Varsóvia, participariam de uma corrida armamentista e tecnológica chamada de Guerra Fria . A Guerra Fria nunca se transformou em guerra total devido ao medo do que aconteceria ao mundo se muitos países começassem a soltar bombas atômicas. A Guerra Fria duraria pelos próximos 45 anos.

Linha do tempo da Segunda Guerra Mundial

  • 30 de janeiro de 1933 – Adolf Hitler torna-se Chanceler da Alemanha. O Partido Nazista (Terceiro Reich) toma o poder e Hitler se torna o ditador da Alemanha.
  • 25 de outubro de 1936 – A Alemanha nazista e a Itália fascista formam o tratado Eixo Roma-Berlim.
  • 25 de novembro de 1936 – Alemanha nazista e Japão Imperial assinam o Pacto Anti-Comintern. Este foi um pacto contra o comunismo e a Rússia.
  • 7 de julho de 1937 – o Japão invade a China.
  • 12 de março de 1938 – Hitler anexa a Áustria na Alemanha. O evento é chamado de Anschluss.
  • 1 de setembro de 1939 – a Alemanha invade a Polônia. A Segunda Guerra Mundial começa.
  • 3 de setembro de 1939 – França e Grã-Bretanha declaram guerra à Alemanha.
  • 9 de abril a 9 de junho de 1940 – a Alemanha invade e assume o controle da Dinamarca e da Noruega.
  • 10 de maio a 22 de junho de 1940 – A Alemanha usa ataques rápidos chamados ‘blitzkrieg’ para ocupar grande parte da Europa Ocidental, incluindo a Holanda, a Bélgica e o norte da França.
  • 30 de maio de 1940 – Winston Churchill se torna o líder do governo britânico.
  • 10 de junho de 1940 – A Itália entra na guerra como membro das potências do Eixo.
  • 10 de julho de 1940 – a Alemanha lança um ataque aéreo na Grã-Bretanha. Esses ataques duram até o final de outubro e são conhecidos como a Batalha da Grã-Bretanha.
  • 22 de setembro de 1940 – Alemanha, Itália e Japão assinam o Pacto Tripartite criando a Aliança do Eixo.
  • 22 de junho de 1941 – Alemanha e as Potências de Eixo atacam a Rússia com uma força de mais de quatro milhões de tropas.
  • 7 de dezembro de 1941 – Os japoneses atacam a Marinha dos EUA em Pearl Harbor. No dia seguinte, os EUA entram na Segunda Guerra Mundial do lado dos Aliados.
  • 4 de junho de 1942 – A Marinha dos EUA derrota a marinha japonesa na Batalha de Midway.
  • 10 de julho de 1942 – Os aliados invadem e tomam a ilha da Sicília.
  • 3 de setembro de 1943 – a Itália se rende aos Aliados, no entanto, a Alemanha ajuda Mussolini a escapar e estabelecer um governo no norte da Itália.
  • 6 de junho de 1944 – Dia D e invasão da Normandia. Forças aliadas invadem a França e pressionam os alemães.
  • 25 de agosto de 1944 – Paris é libertada do controle alemão.
  • 16 de dezembro de 1944 – Os alemães lançam um grande ataque na Batalha do Bulge. Eles perdem para os Aliados selando o destino do exército alemão.
  • 19 de fevereiro de 1945 – Fuzileiros navais americanos invadem a ilha de Iwo Jima. Depois de uma batalha feroz eles capturam a ilha.
  • 12 de abril de 1945 – O presidente dos EUA, Franklin Roosevelt, morre. Ele é sucedido pelo presidente Harry Truman.
  • 22 de março de 1945 – O Terceiro Exército dos EUA sob o comando do general Patton cruza o rio Reno.
  • 30 de abril de 1945 – Adolf Hitler suicida-se porque sabe que a Alemanha perdeu a guerra.
  • 7 de maio de 1945 – a Alemanha se rende aos aliados.
  • 6 de agosto de 1945 – Os Estados Unidos lançam a bomba atômica em Hiroshima, no Japão. A cidade é devastada.
  • 9 de agosto de 1945 – Outra bomba atômica é lançada em Nagasaki, no Japão.
  • 2 de setembro de 1945 – o Japão se rende ao general norte-americano Douglas MacArthur e aos aliados. Fim da II Guerra Mundial.
você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.