Relações ecológicas – Sociedade e colônia

A sociedade e a colônia são tipos de interações intraespecíficas harmônicas.

Todos os organismos interagem de alguma forma entre si e com o meio ambiente, isso é o que chamamos de relações ecológicas.

Quando essas relações acontecem entre indivíduos da mesma espécie elas são chamadas de intraespecíficas, podendo ser harmônicas ou desarmônicas.

A sociedade e a colônia são tipos de interações intraespecíficas harmônicas.

O que é uma sociedade?

A sociedade é um grupo de indivíduos da mesma espécie organizados com hierarquia e divisão de trabalho em prol do bem comum, inclusive para aumentar a garantia de sobrevivência do grupo.

Os indivíduos de uma sociedade possuem independência física do corpo uns dos outros. Os animais que se dividem dessa forma são chamados de animais sociais.

Como exemplos de animais sociais, podemos citar as abelhas, as formigas, os cupins, os mamíferos (incluindo os humanos), etc.

Sociedade de abelhas

Como os indivíduos de uma sociedade se reconhecem?

Os animais sociais se reconhecem por feromônios, que são substâncias químicas específicas de cada espécie.

Essas substâncias podem ser usadas para demarcar território, no acasalamento, como alarme de perigos, na localização de alimento disponível e, no caso das formigas, os feromônios servem para organização social.

Na sociedade das formigas, apenas a rainha de vida longa é que produz feromônios, com objetivo de inibir a reprodução das operárias. Esse feromônio é passado de boca em boca pelas operárias que visitam a rainha com frequência e depois espalham entre elas. Isso garante que não surgirão novas rainhas na sociedade, causando a desorganização social.

Os feromônios não têm cheiro. Os animais possuem uma glândula que é capaz de reconhecer os sinais químicos e envia-los ao cérebro do indivíduo. 

Tipos de sociedade

  • Heteromorfas: são as sociedades onde os indivíduos tem a divisão de trabalho muito bem estabelecida, acontecendo inclusive a divisão em castas, como é o caso das abelhas e formigas. Nesse tipo de sociedade, é comum que os indivíduos tenham aspectos corporais diferentes, dependendo do trabalho que realizam.
Sociedade de formigas – Divisão em castas
Sociedade de abelhas – Divisão em castas
  • Isomorfas: nesse tipo de sociedade, todos os indivíduos podem desempenhar qualquer papel pois não há uma divisão de trabalho rígida, são as chamadas sociedades irregulares. A espécie humana é um tipo de sociedade isomorfa, assim como os peixes e lobos.
Sociedade humana

Os seres humanos também produzem feromônios?

Nós, humanos, também produzimos feromônios, mas como nossas principais vias de comunicação são oral (através da fala) e corporal (por gestos), os feromônios ficam em segundo plano para a comunicação da nossa espécie.

Eles são secretados através do suor e podem sinalizar transmissão de medos ou sincronizar o ciclo menstrual de mulheres que convivem diariamente, por exemplo. Os feromônios também são responsáveis pela atração e desejo sexual.

É por isso que os humanos, muitas vezes, se sentem atraídos por uma outra pessoa, que pode inclusive ser desconhecida, sem entender muito bem o porquê. São os feromônios agindo para comunicar a expressão corporal de desejo.

O que é uma colônia?

Na colônia, os indivíduos da mesma espécie mantém-se fundidos fisicamente uns aos outros. Os indivíduos de uma colônia são totalmente dependentes uns dos outros, não sendo possível que vivam separados.

As colônias podem ou não ter uma divisão de trabalho, mas todos os indivíduos trabalham de forma cooperativa para garantir a sobrevivência do grupo.

Os corais são bons exemplos de colônias formadas por pequenos animais cnidários que, juntos, podem formar os recifes de corais quando secretam uma substância rígida que da origem ao esqueleto dessa colônia.

Muitas bactérias também formam colônias e juntas podem causar grandes infecções em organismos pluricelulares, podendo levá-los à morte.

Colônias – Recife de corais na Reserva Biológica do Atol das Rocas em Fernando de Noronha

Você pode baixar um mapa mental sobre todas as relações ecológicas e imprimir para estudar clicando aqui.

Veja também:

colônia de animaisexemplos de relações ecológicasInterações ecológicasintraespecíficas e interespecíficasmapa mental relações ecológicassociedade de animaissociedade e colônia