Tudo sobre Taekwondo – Resumo, história, fundamentos e regras

Todos os detalhes sobre a história, fundamentos e regras da arte marcial Taekwondo, esporte difundido em todos os continentes.

O Taekwondo é um esporte que chegou ao Brasil na década de 70 por pedido do então presidente Emílio Garrastazu Médice para ser ensinado à Polícia Secreta.

Os mestres Sang Min Cho, Sang In Kim e Kun Mo Bang foram os primeiros a vir ao Brasil para ensinar essa arte marcial. Hoje, o Taekwondo é uma das lutas mais praticadas no país e tem uma série de fundamentos e regras únicos.

Zhao Shuai, Kim So-Hui, Jade Jones, Ahmad Abughaush, Oh Hye-Ri e Cheick Sallah Cissé são alguns dos melhores lutadores de Taekwondo do mundo na atualidade.

O que é Taekwondo?

O esporte coreano Taekwondo é uma arte marcial. Assim como o futebol é símbolo nacional do Brasil, essa arte marcial é um símbolo coreano.

A palavra Taekwondo significa O caminho dos pés e das mãos (Tae = pés; Kwon = mãos; Do = caminho) e busca, através de seus movimentos, a paz interior como verdadeiro caminho para o discípulo.

Sendo assim, Tae se refere a saltar, voar, chutar ou esmagar com pé. Kwon significa punho e, principalmente, golpear ou destruir com a mão. Já o Do se refere à arte ou ao caminho. Segundo a Federação Brasileira de Taekwondo, significa “o bom caminho construído e pavimentado no passado pelos santos e sábios”.

Ele é praticado em campeonatos oficiais dos Jogos Asiáticos, Jogos Pan-Americanos e Jogos Olímpicos.

Origem e a história do Taekwondo

A luta pode ser rastreada há mais de 1300 anos na região da Coreia do Sul pelo nome Tae Kyon. Nessa época, era usada para melhorar o desempenho dos soldados.

Formou-se uma tropa de guerreiros de elite denominada Hwarang. O grupo tinha como base a disciplina mental, prática de arco e flecha, espada e outras formas de luta pautadas no uso dos pés e mãos.

A luta foi proibida durante a ocupação japonesa por 36 anos e, após a Segunda Guerra Mundial, foi novamente praticada abertamente.

O Taekwondo como praticado hoje originou em 1955, institucionalizado através da união de diversas escolas.

Federação Internacional de Taekwondo (ITF)

A Federação Internacional de Taekwondo foi fundada no dia 22 de março de 1966 pelo general Choi Hong Hi em Seul, capital da Coreia do Sul. Dessa forma, a Federação foi criada para promover o crescimento e prática correta da arte marcial.

O órgão é responsável pela coordenação e aprovação de torneios e seminários, estabelecimento de normas de ensino, colaboração com afiliados e fornecimento de classificações e certificações.

Características do Taekwondo

Em comparação com as demais artes marciais, o Taekwondo possui características específicas. Uma delas é a violência, apesar de prezar pela integridade física dos participantes.

É permitido o uso dos pés e das mãos tanto para ataque quanto para defesa, e a cabeça e tórax são protegidos por equipamentos. O Taekwondo é conhecido não só pelas técnicas, mas pela filosofia que carrega.

As pessoas que praticam o esporte podem esperar conhecer técnicas de defesa pessoal, destreza e flexibilidade, desenvolvimento da concentração e coordenação motora. Além disso, também ocorre o desenvolvimento da autodisciplina, respeito e responsabilidade.

Faixas do Taekwondo

Faixas do Taekwondo
Faixas do Taekwondo.

O ranking de Taekwondo é feito através de faixas de seis cores sólidas: branco, amarelo, verde, azul, vermelho e preto.

As faixas coloridas são chamadas de geup e as pretas são ranks ou dan. Confira as cores e os significados das faixas de Taekwondo:

Branca – 10º geup

Significa a inocência do aluno iniciante que não tem conhecimento de Taekwondo. Requisito mínimo de 3 meses.

Branca com ponta amarela – 9º geup 

Exigência mínima de 3 meses.

Amarela – 8º geup 

Significa a terra da qual uma planta brota e cria raízes à medida que o fundamento do Taekwondo é colocado. Requisito mínimo de 4 meses.

Amarela com ponta verde – 7º geup

Exigência mínima de 4 meses.

Verde – 6º geup 

Significa o crescimento da planta quando as habilidades do Taekwondo começam a se desenvolver. Exigência mínima de 4 meses.

Verde com ponta azul – 5º geup

Exigência mínima de 4 meses.

Azul – 4º geup

Significa o Céu para o qual a planta amadurece em uma árvore imponente à medida que o treinamento no Taekwondo progride. Requisito mínimo de 4 meses.

Azul com ponta vermelha – 3º geup

Exigência mínima de 5 meses.

Vermelha – 2º geup

Significa perigo, alertando o aluno para exercer controle e alertando o oponente para ficar longe. 6 meses de exigência mínima.

Vermelha com ponta preta – 1º geup

Exigência de 6 meses.

Preta – 1º dan 

Oposto à branca, significando, portanto, maturidade e proficiência no Taekwondo; também indica a impermeabilidade do usuário à escuridão e ao medo.

Preta com duas listras – 2º dan

Instrutor Assistente (deve permanecer neste posto pelo menos 2 anos)

Preta com três listras – 3º dan 

Instrutor Assistente (deve permanecer neste posto pelo menos 3 anos).

Preta com quatro listras – 4º dan 

Instrutor Internacional (deve permanecer nessa classificação pelo menos 4 anos). Neste ponto, uma pessoa pode se tornar um SaBum-Nim.

Preta com cinco listras – 5º dan

Instrutor (deve permanecer nessa classificação pelo menos 5 anos).

Preta com seis listras – 6º dan 

Instrutor (deve permanecer nessa classificação pelo menos 6 anos).

Preta com sete listras – 7º dan 

Mestre Instrutor (deve permanecer nesse rank pelo menos 7 anos).

Preta com oito listras – 8º dan 

Mestre Instrutor (deve permanecer nesse rank pelo menos 8 anos)

Preta com nova listras – 9º dan

Grão-Mestre

Roupa de Taekwondo

Roupa de competição de Taekwondo
Roupa de Taekwondo.

O praticante da arte usa um dobok, composto de calça e casaco. Na cintura, usa-se uma faixa e, por baixo das roupas, protetores genitais, caneleiras, protetores de antebraços e protetor bucal.

Além disso, usa-se um capacete, colete e protetores de mãos e pés.

Regras do Taekwondo

No esporte, o objetivo é acertar pontos específicos que conferem pontos com os pés e as mãos. Uma partida possui três rounds de dois minutos cada. Entre cada round, há um descanso de um minuto. O cronômetro é pausado com cada interferência da arbitragem.

Caso ocorra um empate no terceiro round, é iniciado um quarto em que o primeiro a marcar ponto se torna vencedor. Sendo assim, os golpes são válidos em somente duas áreas: no tronco e na cabeça. Socos são permitidos somente no tronco, e chutes são válidos para as duas áreas.

O soco no tronco vale um ponto, assim como um chute no tronco. Já um chute giratório no tronco e chute na cabeça valem três pontos cada. Por último, um chute giratório na cabeça vale quatro pontos.

Os pontos são atribuídos pelo sistema eletrônico presente nos equipamentos dos atletas, mas é necessário que dois dos três juízes laterais confirmem os pontos e diferenciação entre um chute normal e giratório.

O lutador que receber mais pontos é o vencedor. Em caso de empate, há um round extra. Um nocaute ou uma diferença de doze pontos também podem garantir uma vitória.

Há advertências (kyong-go) e penalidades (gam-jeom) para aquele que não cumprir regras básicas de combate, assim como atraso, desrespeito e cruzamento da linha da área.

Filosofia e princípios do Taekwondo

Os cinco princípios do Taekwondo são:

1 — Cortesia

A cortesia deve estar presente em todas as relações. É necessário respeitar o próximo e prezar pelo bem-estar das pessoas.

2 — Integridade

Um lutador de Taekwondo deve ser íntegro e cumprir suas obrigações na sociedade de forma absoluta, sem ser à custa de outrem.

3 — Perseverança

Não se deve desistir ao encontrar obstáculos.

4 — Autocontrole

Na luta e na vida, é necessário controlar seus movimentos e emoções.

5 — Espírito Indomável

É necessário sempre manter a motivação na vida, com força e determinação.

Juramento do Taekwondo

O juramento do Taekwondo é feito no início de toda aula, no momento de entrega de alguma faixa, em competições, entre outros casos. Nas aulas, os alunos devem dizer:

Eu prometo:
observar as regras do Taekwondo,
respeitar instrutores e meus superiores,
nunca fazer mal ao uso de Taekwondo,
construir um mundo mais pacífico,
ser campeão da liberdade da justiça.

O juramento no momento de receber a faixa preta é:

Juro sempre manter o espirito do Taekwondo,
não parando de treinar até o fim da minha existência.
Juro cumprir o regulamento de Taekwondo, procurando jamais errar,
porque sou faixa preta de Taekwondo.
Juro respeitar e obedecer por toda minha existência
a pessoa e os ensinamentos do meu mestre.
Juro respeitar e obedecer os mais graduados do que eu,
e tratar com amor e carinho os menos graduados.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.