Temas de Matemática que você precisa saber para o Enem

Se você não sabe por onde começar a estudar ou quer conferir se está no caminho certo, esse post é para você!

Alguns temas de matemática sempre são cobrados no Exame Nacional Do Ensino Médio (Enem). Ainda que a prova seja diversificada, com base nos exames anteriores, é possível notar conteúdos que sempre são abordados.

Se você não sabe por onde começar a estudar ou quer conferir se está no caminho certo, esse post é para você, pois listamos os conteúdos que caem com grande frequência na prova.

A seguir, confira alguns dos temas de matemática que você precisa saber para o Enem.

Temas de matemática para o Enem

Confira temas para estudar e ter mais chances de um bom desempenho na prova de matemática do Enem.

1 – Frações, números decimais e porcentagem

Em muitas questões do Enem, você pode se deparar com informações expressas na forma fracionária, decimal ou em porcentagem.

\dpi{120} \frac{1}{4} = 0,25 = 25%

Por isso, esses conteúdos são básicos e muito importantes para quem deseja ter sucesso na prova. É preciso saber lidar com números nessas três diferentes formas, fazer conversões entre eles e realizar operações.

Como calcular porcentagem

Se você tem dúvidas ou dificuldades com frações, sugerimos a leitura dos seguintes textos:

Para saber mais sobre números decimais, como fazer contas com números com vírgula, veja:

Se tem problemas com as porcentagens, confira o texto: Como fazer conta de porcentagem?

2 – Grandezas, razões e proporções

Grandezas, razões e proporções também são conteúdos muito presentes na prova do Enem, são temas que podem ser aplicados em diversos problemas do cotidiano.

Grandezas podem ser tempo, custo, peso, altura, velocidade, temperatura, entre outros. Em muitas situações, as grandezas estão relacionadas de forma direta ou inversa. Para compreender a distinção entre os tipos de grandezas, leia: Grandezas diretamente e inversamente proporcionais.

Além disso, se dedique ao estudo de razões e proporções. Problemas que parecem ser complicados, muitas vezes são resolvidos apenas a partir desses dois conceitos e do uso de suas propriedades.

Veja também: Exercícios sobre razão e proporção

3 – Regra de três

Regra de três pode ser simples ou composta. No Enem, o caso mais básico, regra de três simples, é o que costuma cair mais.

É um procedimento simples, contudo, muita gente costuma errar com relação às grandezas. Se as grandezas forem diretamente proporcionais, a forma de calcular é uma. Mas, se as grandezas forem inversamente proporcionais, a forma é outra.

Veja as diferentes formas de regra de três simples e como calcular conferindo uma lista de exercícios de regra de três que preparamos.

Para saber sobre a regra de três composta, veja: Exercícios sobre regra de três composta.

4 – Equações e funções

Na prova do Enem sempre costuma ter questões com equações e funções. O primeiro passo, é saber que equações e funções estão relacionadas, mas não são a mesma coisa.

Se você tem dúvidas nisso, leia: Diferenças entre função e equação.

Equação da reta

Equação do 1º grau e equação do 2º grau são as mais cobradas. No segundo caso, você precisará saber calcular o discriminante e usar a Fórmula de Bhaskara.

Veja também:

A função do 1º grau e a função do 2º grau também caem bastante na prova. Além dessas, é importante conhecer outras funções, como:

5 – Probabilidade e Estatística

Questões de probabilidade estatística são bem comuns no Enem.

Probabilidade

Na parte de probabilidade, você precisará saber os conceitos básicos: experimento aleatório, evento, espaço amostral, fórmula da probabilidade.

Além disso, é importante conhecer um pouco de teoria dos conjuntos, saber calcular probabilidade da união, intersecção e probabilidade condicional.

Análise combinatória, arranjos e combinações, também são conteúdos presentes na prova. Vale a pena ficar de olho nesses assuntos!

Em estatística, treine bastante a interpretação de gráficos e a análise de dados agrupados em intervalos. A prova do Enem é cheia de gráficos e tabelas!

Veja também como calcular e interpretar as medidas de centralidade e as medidas de dispersão.

6 – Áreas e volumes

Áreas e volumes são temas de geometria plana e geometria espacial, respectivamente.

Figuras espaciais

Veja as principais fórmulas e como calcular a área de figuras planas mais comuns:

Além disso, confira também as principais fórmulas e como calcular o volume de sólidos geométricos comuns:

Você também pode se interessar:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.