TikTok muda regras para utilização da rede por menores de 18 anos

A plataforma vem sendo acusada de não filtrar propagandas e anúncios impróprios para esse público. Mudanças afetam tempo de atividade durante o dia e incluem restrições.

A partir desta semana, o TikTok deve ter um controle mais rígido no uso do app por menores de idade. O anúncio foi feito na última quinta-feira (12) como respostas a diversas críticas. A plataforma vem sendo acusada de não filtrar propagandas e anúncios impróprios para esse público.

Leia mais: Novo vírus presente em aplicativos já infectou mais de 10 mil aparelhos

O TikTok afirmou que as mudanças vão afetar usuários que possuam entre 13 e 17 anos. As novas regras serão válidas para todos os países e entrarão em operação nos próximos meses.

Mais privacidade aos adolescentes

De acordo com as informações, uma pop-up aparecerá na tela de adolescentes com menos de 16 anos. O usuário deverá selecionar quem pode assistir aos vídeos dele, antes de publicá-los.

“O processo de fazer um TikTok é divertido e criativo. Escolher música, escolher efeitos e fazer as transições certas, mas também é importante escolher com quem o vídeo será compartilhado”, frisou Alexandra Evans, diretora de políticas públicas de segurança infantil do TikTok. A fala também foi creditada em conjunto com Aruna Sharma, chefe global de privacidade do aplicativo.

Mudança na possibilidade de baixar vídeos

Para os usuários que tenham entre 16 e 17 anos, um novo recurso será ativado. Neste caso, a pop-up virá com a opção de selecionar quem pode baixar os seus vídeos públicos. Para os adolescentes entre 13 e 16 anos, o download ficará permanentemente bloqueado. 

De modo automático, a opção de download estará desativada em todas as contas. Porém, os jovens que tenham permissão, poderão alterar o recurso, desde que tenham entre 16 e 17 anos.

Fora isso, a empresa também vai mudar as políticas de notificações de usuários. O TikTok vai reduzir o tempo do dia em que as notificações são enviadas para menores. Aqueles que tenham idades entre 13 e 15 anos terão os alertas suspensos às 21h. Os demais usuários terão as atividades encerradas a partir das 22h.

As mudanças ainda são modestas, mas devem garantir maior segurança para adolescentes. A rede é amplamente utilizada pelo público juvenil, mas isso tem sido alvo de críticas constantes. Outras alterações devem ser implementadas com o passar do tempo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.