Como abordar tirinhas na escola: Humor nas aulas de Língua Portuguesa

As tirinhas são instrumentos fundamentais na escola. Elas possuem características importantes para o desenvolvimento dos estudantes que outros gêneros textuais não possuem. Entenda essa importância.

As histórias em quadrinhos fazem parte da vida de crianças e adultos. Quem não se lembra das historinhas da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa, ou da Garota do Circo, de Laerte? Alguns até se tornaram filmes ou desenhos animados.

Especialistas da área de linguagem defendem que as crianças devem estar preparadas para as multiplataformas e multilinguagens do mundo contemporâneo. As tirinhas possuem a vantagem de unir ambas as áreas e, por isso são ideais para serem abordadas em sala de aula.

Como trabalhar com tirinhas na sala de aula?Tirinhas Garfield

É importante iniciar o trabalho com tirinhas na sala de aula perguntando para a turma que tipo de histórias em quadrinhos ou tirinhas eles leem. Seguido disso, descobrir onde se encontram essas historinhas.

Depois apresente uma tirinha para a turma e explique alguns aspectos como:

  • Quem é o autor,?
  • Qual é a publicação?
  • Qual mensagem quer passar?
  • Para quem ele escreve?

Em seguida, explore o aspecto mais importante das tirinhas: o humor. A tirinha acima, por exemplo, é de um dos ícones mundias das historinhas engraçadas, Garfield.

A professora Márcia Rodrigues explica no artigo “Um Gênero Quadro a Quadro” que é interessante apresentar as tirinhas em partes.

Por exemplo, apresente os primeiros quadros da tirinha. Depois, anote as sugestões da turma sobre o que poderia resultar e, por fim, desvende o final e questione a turma sobre quais os aspectos de humor apresentados.

Você pode também reunir os alunos em grupos e distribuir diversas tirinhas com formatos diferentes, com ou sem balões, onomatopeias e com vários tipos de humor. Isso enriquece o conteúdo e faz com que os estudantes entendam os múltiplos usos de linguagem das histórias em quadrinhos.

Peça para que os alunos anotem o que descobriram e que cada grupo compartilhe suas ideias.

Produção de tirinhas como atividadeTirinha Zeco

Uma outra forma de trabalhar as tirinhas na sala de aula, é pedindo para os alunos produzirem suas próprias historinhas. Defina com os alunos quais meios serão divulgados e para quem serão divulgadas.

Pode ser criado um mural na escola, ou até mesmo montado um gibi reunindo todas as tirinhas da turma. Seria interessante até um blog ou redes sociais com a produção dos alunos.

Depois definir público-alvo, se as tirinhas serão de humor ou não, relembre as características das tirinhas citadas no tópico anterior. Explique novamente sobre a presença de balões ou onomatopeias.

A parte desenhar pode deixar algumas crianças inseguras. Por isso, esclareça que é importante desenharem aquilo que se sentem seguras. Mesmo que sejam em palitinhos. Mostre como os traços dos balões podem trazer significados diferentes. Assim se sentirão mais livres e entenderão melhor o gênero textual.

Exemplos de tirinhas

Tirinha sobre o poder das mães: Calvin e Haroldo

Exemplo de Tirinhas - MickeyExemplo Tirinhas MafaldaExemplo Tirinhas ArmandinhoExemplo Tirinhas Turma da MônicaVeja também: Calvin e Haroldo: História, Tirinhas, Última tirinha e Enem

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.