Transcriptase reversa

Nesse artigo saberemos como funciona a síntese de DNA a partir de RNA.

A transcriptase reversa pode ser chamada também de DNA-polimerase ou RNA-dependente. Ela é uma enzima que faz o processo de transcrição ao contrário, ou seja, o DNA é produzido a partir de RNA.

Esse processo é o oposto do que geralmente ocorre no padrão celular, onde moléculas de RNA são polimerizadas a partir de moléculas de DNA.

Mecanismo de ação da transcriptase reversa

A transcriptase reversa é um processo que ocorre em muitos vírus que são chamados de retrovírus. Para se reproduzir, os vírus precisam de uma célula viva que servirá como hospedeira.

Depois que o retrovírus estiver dentro da célula hospedeira, a enzima transcriptase reversa utiliza nucleotídeos que estão no citoplasma da célula para montar uma fita de DNA para o vírus, utilizando como molde o RNA viral.

Nessa ação será formada uma fita simples de DNA que ficará livre no citoplasma e o RNA usado como molde será degradado.

A transcriptase reversa atua novamente para transformar essa fita única em uma fita de DNA dupla hélice.

Uma enzima chamada integrase, faz com que o novo DNA viral seja integrado ao DNA da célula hospedeira. Dessa forma, a célula passa a trabalhar para o vírus produzindo novas proteínas virais e formando novos RNA virais.

As enzimas virais que são sintetizadas pela célula hospedeira, são quebradas proteínas menores pela enzima protease. Essas proteínas e os RNA virais são liberados e podem infectar outra célula recomeçando o processo de transcriptase reversa.

Transcriptase reversa - Mecanismo de ação
Transcriptase reversa – Mecanismo de ação

Curiosidades

O vírus HIV é um tipo de retrovírus que usa a célula hospedeira para se reproduzir através da transcriptase reversa.

Os medicamentos para combater o HIV não atuam diretamente sobre o vírus. Na verdade, eles atuam como inibidores das enzimas transcriptase reversa, integrase e protease.

A destruição dessas enzimas faz com que o vírus não se multiplique e possa ser controlado.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.