8 Truques para ajudar as crianças a aprender a ler

A leitura ajuda a criar um vínculo especial entre pais e filhos e reforça o processo de aprendizagem. Confira dicas simples de como você pode ajudar as crianças.

A leitura é um hábito que proporciona inúmeros benefícios às crianças durante seu processo de alfabetização.

Por meio dela, é possível estimular a criatividade e a curiosidade dos pequenos, além de desenvolver a linguagem oral, o vocabulário, memória, raciocínio e concentração.

Por ser um processo demorado, a alfabetização infantil pode acabar se tornando cansativa. Desta forma, é fundamental usar meios variados para deixá-la mais divertida, facilitando o aprendizado.

Por isso, alguns truques para ajudar as crianças a aprender a ler podem incentivar o hábito de forma lúdica, agradável e produtiva. Com essas técnicas, os pais e responsáveis podem aumentar o interesse pela aprendizagem de forma natural.

A principal sugestão é sempre estimular as crianças a ler dentro de casa, com a participação ativa da família, em vez de restringir o processo de alfabetização ao ambiente escolar.

8 Dicas para ajudar as crianças a aprender a ler

Confira como você pode ajudar seus filhos a aprender e desenvolver a leitura:

1 — Leia com a criança 

Os filhos sempre se inspiram nos pais. Desta forma, ao vê-los lendo, a criança será naturalmente influenciada a fazer o mesmo.

2 — Não faça da leitura uma obrigação

Quando a criança se sente forçada a fazer alguma tarefa, são grandes as chances de haver desinteresse.

3 — Torne a leitura uma brincadeira

A diversão fará com que a criança aprenda a ler, mesmo sem se dar conta disso. Abuse dos jogos com letras, conte histórias, enfim, use a criatividade!

4Peça para a criança ler sempre que possível

Quando forem passear, pergunte qual é a palavra que está em determinada placa, embalagem de alimentos, fachada de lojas, entre outros.

5Leve a crianças a bibliotecas e livrarias

A criança poderá escolher o livro que quiser e ficar em um espaço propício para a leitura.

6Conte histórias

Além de criar um vínculo muito especial, ler para o seu filho também ajuda no aprendizado. Faça vozes diferentes para cada personagem, pergunte sobre algo da história e incentive a participação dele.

7Crie um cantinho da leitura

Um ambiente aconchegante, livre de distrações e com fácil acesso aos livros pode tornar a leitura ainda mais prazerosa.

8Utilize mídias variadas

Embora seja importante reduzir o tempo de tela das crianças e incentivar mais atividades off-line, a TV e a internet também podem ser muito úteis na iniciação da leitura.

Vídeos, programas, filmes, videoclipes educativos e recursos interativos como jogos tornam a aprendizagem mais leve e divertida.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.