Tungstênio

O tungstênio (anteriormente, volfrâmio) é um elemento químico com o símbolo W e o número atômico 74.

O tungstênio (anteriormente, volfrâmio) é um elemento químico com o símbolo W e o número atômico 74. Esse metal pesado, de cor cinza-aço ao branco, é notável por suas propriedades físicas robustas. Isso o torna muito útil para muitas aplicações.

Seu ponto de fusão é superior ao de qualquer outra não-liga. Portanto, é usado em filamentos de lâmpadas e elementos de aquecimento em fornos elétricos. Sua dureza extrema o torna adequado para uso em “aço de alta velocidade”. Esse material pode cortar em velocidades mais altas que o aço carbono.

Também é usado em “superligas”, que apresentam bom desempenho mesmo em temperaturas elevadas. Carboneto de tungstênio, um composto de tungstênio e carbono, é uma das substâncias mais duras conhecidas. Os tungstatos de cálcio e magnésio são amplamente utilizados na iluminação fluorescente. Os óxidos de tungstênio são usados ​​em tintas e esmaltes cerâmicos.

História

O tungstênio foi criado pela primeira vez por Peter Woulfe em 1779. Ela examinava o mineral volframita e concluiu que ele deveria conter uma nova substância. Em 1781, Carl Wilhelm Scheele constatou que um novo ácido poderia ser produzido a partir da tungstenita.

Scheele e Torbern Bergman sugeriram a possibilidade de obter um novo metal reduzindo esse ácido, chamado ácido túngstico. Em 1783, dois irmãos, Joseph e Fausto Elhuyar, encontraram um ácido na wolframita que era idêntico ao ácido túngstico.

Na Espanha, no mesmo ano, os irmãos conseguiram isolar o tungstênio do ácido, através de um processo químico chamado redução, usando carvão . Eles são creditados com a descoberta do elemento.

Na Segunda Guerra Mundial, o tungstênio desempenhou um papel enorme nas relações políticas. A resistência do metal a altas temperaturas, bem como a extrema resistência de suas ligas, tornaram o tungstênio uma matéria-prima muito importante para a indústria de armas.

Ocorrência

O tungstênio é encontrado nos minerais volframita, ferberita e hubnerita. Importantes depósitos desses minerais foram encontrados nos Estados Unidos, Bolívia, China, Portugal, Rússia e Coreia do Sul. A China produz cerca de 75% da oferta mundial. O metal é produzido comercialmente reduzindo o óxido de tungstênio com hidrogênio ou carbono.

As reservas mundiais de tungstênio foram estimadas em 7 milhões de toneladas. Foi sugerido que 30% das reservas são volframita e 70% são minérios de escotite. Infelizmente, a maioria dessas reservas não é economicamente viável até agora. Em nossa taxa atual de consumo anual, essas reservas durarão apenas 140 anos. Outro fator que controla o fornecimento de tungstênio é a reciclagem de sucata de tungstênio, que provou ser uma fonte muito valiosa.

Características

O tungstênio é um elemento químico classificado como um metal de transição. Seu símbolo, W, é retirado da palavra latina wolframium. Na tabela periódica, encontra-se no período 6, entre o tântalo (Ta) e o rênio (Re).

O metal puro é duro, com uma cor cinza-acinzentado a branco-estanho. Quando impuro, é frágil e difícil de trabalhar. Na forma pura pode ser cortado com uma serra. Além disso, pode ser trabalhado forjando, desenhando ou extrudando.

De todos os metais, este elemento tem o ponto de fusão mais alto (3422 °C) e menor pressão de vapor. Ele também tem a maior resistência à tração em temperaturas acima de 1650 °C. É extremamente resistente à corrosão e pode ser atacado apenas ligeiramente pela maioria dos ácidos minerais.

Quando exposto ao ar, um óxido protetivo é formado na superfície do metal, mas o tungstênio pode ser oxidado mais completamente em alta temperatura. Quando ligado em pequenas quantidades com aço, o tungstênio aumenta muito a dureza do aço.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.