Unicamp oferece mais de 300 planos de aula gratuito para escolas

O material engloba conteúdos produzidos para edições das Olimpíadas de História. Os planos contêm diversos materiais para serem utilizados na teoria e na aplicação prática.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) disponibilizou 300 planos de aula para os ensinos Fundamental e Médio. O conteúdo é oferecido gratuitamente pelo Departamento de História da universidade. O material engloba conteúdos produzidos para edições das Olimpíadas de História.

Os planos contêm diversos materiais para serem utilizados na teoria e na aplicação prática. Ao todo, os planos foram organizados em seis grandes temas.

Confira a lista de temas que compõem os planos:

– História da África;

– História dos Índios;

– Ditadura Militar;

– Imagens da sala de aula;

– Narrativas da América: discursos e dinâmicas locais;

– A Canção Popular Brasileira no ensino de História.

Cada temática foi disponibilizada com objetivos da atividade em sala de aula. Além disso, os professores contam com apontamento dos requisitos necessários e formas de avaliação. Além de indicação de bibliografia e conteúdos diversos como vídeos, reportagens, músicas, textos etc.

Apesar do material ser oferecido pela Unicamp, docentes de várias universidades contribuíram. A equipe de especialistas formou uma banca para avaliação e seleção dos conteúdos.

Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)

Como informado anteriormente, os planos de aula são compostos por materiais das Olimpíadas de História. A última edição ocorreu ainda em 2021.

A 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) contou com estudantes, docentes, mestrandos e doutorandos de todo o país. O evento é realizado pela própria Unicamp.

A intenção da olimpíada é ser uma ferramenta de pesquisa e de estudo da história. Temas pertinentes ao Brasil e ao mundo são abordados nas edições do evento, que já possui mais de uma década. A informação foi publicada no site da própria universidade.

“A Olimpíada de História tem como grande objetivo promover a aprendizagem desta disciplina. Com isso, ao disponibilizarmos os melhores planos, buscamos contribuir para a prática docente e para as atividades em sala de aula de professores de todo o país”, afirmou a coordenadora da ONHB e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, Cristina Meneguello.

Leia também: Plano de aula Consciência Negra – Ensino Fundamental

você pode gostar também

Comentários estão fechados.