Clima quente! – Confira tudo sobre o verão, estação mais alegre do ano

O verão é uma das quatro estações do ano, representando um clima quente e chuvoso. Confira as principiais características do verão e algumas curiosidades.

Um ano é dividido em quatros estações, sendo elas: primavera, verão, outono e inverno. Entre estas, é no verão que as temperaturas ficam mais elevadas e os dias ficam mais longos do que nas demais estações.

Assim, para as pessoas que gostam de mais calor e dias mais longos que as noites, o verão é uma excelente pedida!

Significado da palavra verão

A palavra verão tem origem do latim “veranum tempus” e tem como significado “tempo primaveril” ou “ tempo de frutificação”.

Esse período é marcado pelo fim da primavera e a estação que antecede o outono.

Principais características do verão

O tempo de verão pode ser mais agradável para pessoas, com dias bastante ensolarados. O fato de os dias terem maior duração que as noites ocorre devido a maior incidência solar em um dos hemisférios.

Além disso, nesse período acontecem também o aumento dos índices pluviométricos, com chuvas de rápida duração, podendo ter fortes intensidades.

O aumento de chuvas acontece pois, como as temperaturas estão mais quentes, ocorre maior índice de evaporação das águas.

Solstício de verão

O solstício é um fenômeno astronômico que marca o início da estação. Acontece de forma que uma parte do planeta recebe mais iluminação do Sol, pois a terra possui uma inclinação, expondo mais um dos seus hemisférios a iluminação solar.

Quando é solstício de verão no hemisfério Sul, onde o Brasil se encontra, esta será a parte do planeta mais iluminada. Além disso, os raios solares irão incidir perpendicularmente ao Trópico de Capricórnio.

Entretanto, se o solstício de verão acontecer no hemisfério Norte, a maior incidência solar será na parte norte do planeta, perpendicular ao Trópico de Câncer.

Data de vigência do verão

O verão acontece de forma intercalada entre os hemisférios, de forma que quando o hemisfério sul está no verão, o hemisfério norte está no inverno.

  • Hemisfério Norte: A parte norte do planeta recebe a estação mais quente do ano entre os dias 20 e 21 de junto e se estende até 22 ou 23 de setembro. Esse período pode ser chamado também de “verão boreal”.
  • Hemisfério Sul: O hemisfério Sul recebe o verão entre os dias 21 e 22 de dezembro e termina entre 20 e 21 de março. Esse período no hemisfério sul também pode ser chamado de “verão austral”.

Horário de verão

O principal objetivo do horário de verão é adiantar o horário local em uma hora durante os meses de verão. A explicação para essa medida é possível economia de energia nesses locais que recebem maior incidência solar, ou seja, a intenção é aproveitar a luz solar e reduzir o gasto de energia.

Entretanto, essa medida funciona com maior eficiência nos países que se encontram mais próximos aos trópicos e assim recebem mais iluminação.

Essa prática é determinada pelas federações dos próprios países, decidindo se adotarão a medida ou não. Atualmente cerca de 30 países adotam a mudança do horário de verão.

No Brasil

Dia 1° de outubro de 1931, foi adotada a hora de economia de luz no período de 3 de outubro às 11 horas até 31 de março às 24 horas.

No Governo do Presidente Lula foi feito o Decreto n° 6558 no dia 8 de setembro de 2008. A partir disso, foram estabelecidas as regras para as datas de início e término do horário de verão no Brasil.

Assim, o Horário de Verão se iniciaria no terceiro domingo de outubro e se encerraria no terceiro domingo de fevereiro.

Entretanto, no dia 24 de abril de 2019, o Presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que revogou o horário de verão. Com isso, foi encerrada a necessidade de adiantar os relógios em uma hora durante o verão.

Curiosidades sobre o verão

  • Os dias são mais longos que as noites;
  • Solstício significa “verão parado”;
  • O primeiro dia do verão é chamado de solstício de verão;
  • As chuvas são acontecem frequentemente no final da tarde nesse período;
  • O prática de adiantar uma hora no verão foi implementada pela primeira vez na Alemanha e na Áustria-Hungria;
  • O verão pode ser denominado de diferentes maneiras no hemisfério norte e no hemisfério sul. Assim, é denominado verão boreal ao norte e verão austral ao sul;
  • A Torre Eiffel, localizada em Paris, aumenta cerca de 15 centímetros durante os meses de verão devido à dilatação do ferro, por causa do calor;
  • A exposição ao sol provoca a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelo humor. Assim, no verão, com o aumento da iluminação solar, as pessoas podem reagir com maior alegria.

Veja também: 

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.