Novo vírus pode se esconder em apps e anúncios na internet

FlyTrap já infectou mais de 10 mil dispositivos em 144 países. Os hackers sequestram contas em redes sociais e enviam links aos contatos. 

Um novo malware (vírus) está tirando o sono dos desenvolvedores para Android. O FlyTrap, como é chamado, já infectou mais de 10 mil dispositivos, em 144 países. Abaixo, estará descrito como ele opera e também como se proteger.

Leia mais: Twitter muda visual do site e do aplicativo

Esse novo malware, assim como a maioria dos atuais, visa informações do usuário. O objetivo do FlyTrap é roubar dados como localização, endereço de IP, e-mail etc. Além disso, o vírus pode se apropriar de logins de redes sociais e outros.

O relatório da empresa Zimperium, especializada em segurança virtual, oferece alguns detalhes. Os hackers sequestram contas em redes sociais e enviam links de phishing aos contatos da vítima por mensagem ou postagens. 

Esses links podem esconder outros vírus ainda mais danosos. É possível que alguns dos malwares secundários roubem informações bancárias, por exemplo.

Ação dos hackers

Pesquisadores do zLabs afirmam que o FlyTrap foi criado por criminosos em uma base do Vietnã. Os hackers se utilizam de várias maneiras para distribuir o programa malicioso. Uma das formas mais comuns é por meio da Play Store, em dispositivos Android.

Aplicativos falsos podem carregar o vírus e infectar os aparelhos. Da mesma forma, os hackers também utilizam propagandas enganosas. Por meio de anúncios chamativos, as vítimas acabam caindo no golpe e baixam o malware. O FlyTrap foi encontrado em anúncios de ingressos de futebol, por exemplo.

Ao clicar no link falso, o usuário precisa logar no Facebook, por exemplo. Basta inserir os dados para ser vítima dos cibercriminosos. Os dados pessoais começam a ser coletados e o vírus se espalha com rapidez pela rede.

O grande problema está em diferenciar os links infectados dos links seguros. Os hackers conseguem utilizar URLs aparentemente confiáveis. Então, todo cuidado é pouco na hora de proteger.

Como criar proteções contra o FlyTrap?

Por meio dos relatórios de segurança, o próprio Google já removeu os aplicativos infectados da Play Store. Contudo, o vírus ainda continua se espalhando por meio de anúncios e pelas redes sociais, através de links.

Algumas dicas podem ajudar os usuários a se protegerem, tais como:

  1. Instale e mantenha atualizado um bom antivírus em seu dispositivo;
  2. Escaneie os arquivos para download nas lojas de apps;
  3. Não efetuei login em redes sociais de modo leviano e desnecessário;
  4. Evite baixar aplicativos desconhecidos e/ou duvidosos;
  5. Não forneça seus dados de login para links de terceiros;
  6. Certifique-se de que o destino da URL faz ligação a um site oficial;

Por fim, vale a pena desconfiar de anúncios com promessas quase milagrosas. Desconfie de apps esquisitos e jogos muito bons que ninguém nunca ouviu falar. Mantenha-se alerta.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.