Você realmente sabe qual a diferença entre os termos light, diet e zero?

Indo contra ao que muitos pensam, saber a diferença terminológica desses rótulos é muito importante e pode ajudar a sua saúde.

É muito comum termos dúvidas sobre a terminologia nos rótulos de alimentos que vemos quando vamos ao mercado. Muitas pessoas ainda não sabem ao certo qual a diferença entre produtos light, diet e zero. Mas, afinal, qual a disparidade entre essas três categorias? Neste artigo vamos sanar suas dúvidas e te ajudar a desmistificar embalagens.

Segundo especialistas, essas variações foram feitas pensando no bem-estar de grupos que possuem algum tipo de restrição alimentar. Saber exatamente o que cada categoria significa é muito importante para não causar nenhum dano a sua saúde na hora da ingestão de alimentos. Entenda as especificações de cada rótulo abaixo.

Light

Em primeiro lugar temos os produtos lights. Essa é a terminologia dada aos produtos que possuem 25% de redução de algum ingrediente, como açúcar, sal e/ou gordura. O intuito é que esses alimentos tenham diminuição de calorias em sua composição para serem consumidos por quem possui alguma restrição alimentar ou está em processo de perder de peso.

Diet

Assim como os produtos Ligths, esses alimentos também são para grupos que possuem restrições alimentares e não podem consumir alguns ingredientes, como açúcar ou gordura. É o caso de pessoas diagnosticadas com diabetes e/ou hipertensão. Contudo, indo de contra o que muitos acreditam, o produto pertencer a categoria diet, não necessariamente faz dele um alimento menos calórico. Como, por exemplo, sorvetes diet costumam ter mais calorias do que o produto em sua composição normal, pois há um acréscimo de mais gordura para compensar a falta de açúcar.

Zero

Por fim, temos os produtos ditos como zero, que são aqueles que possuem exclusão total de algum ingrediente como, por exemplo “zero açúcar”, “zero lactose” e “zero glúten”. No entanto, esses produtos geralmente são para  pessoas que têm alguma restrição alimentar mais severa e que não podem fazer ingestão desses componentes por risco de comprometimento da sua saúde.

Gostou deste conteúdo e gostaria de ver mais conteúdos como este? Basta clicar aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.