WhatsApp modifica forma de arquivamento de conversas

Novidade garante mais privacidade e controle sobre o conteúdo disponível na conta do usuário.

Anunciado há mais de um mês, a nova ferramenta de arquivamento de mensagens do WhatsApp chegou aos usuários. Agora, as conversas arquivadas no mensageiro ficarão escondidas permanentemente. Ou seja, elas não retornarão à tela inicial após uma nova notificação.

O anúncio foi feito pela própria empresa através do Twitter. “Sabemos que nem tudo precisa estar sempre à frente e no centro para você. Queremos ter certeza de que o WhatsApp permaneça em um lugar privado e seguro, onde você pode falar com as pessoas que são mais importantes para você e onde você controla suas mensagens”, diz a publicação na conta do WhatsApp.

Ainda em junho, o WhatsApp começou os testes da ferramenta na plataforma. Chamado de “Novo Arquivo”, o recurso permite arquivar chats permanentemente. A funcionalidade facilita para o usuário esconder uma conversa indesejada ou de caráter privado. 

Liberada primeiro para os usuários de iOS (iPhone), a função está disponível para Android. Agora, os chats arquivados terão as notificações silenciadas. As conversas também não serão desarquivadas de modo automático quando uma nova mensagem for recebida. 

Para usar o novo recurso habilitado, é necessário ativar a função. Para isso, a aba “Conversas” nas configurações do aplicativo deve ser acessada. Depois é necessário ativar a funcionalidade “Manter chats arquivados”.

Caso queira desativar a ferramenta, o usuário precisa apenas reverter a ação. Com isso, o WhatsApp passa a operar como anteriormente. Assim, a cada nova mensagem recebida em uma conversa arquivada, ela acaba voltando para a lista das conversas na tela principal.

A mudança está presente na versão mais recente do mensageiro na Play Store. Contudo, deve chegar aos aparelhos gradativamente.

Utilidade do arquivamento de mensagem

O aplicativo possibilita arquivar uma conversa, seja entre dois usuários ou mesmo um grupo. Dessa forma, a conversa é retirada da tela principal e fica “escondida” dentro de uma pasta no app.

Contudo, sempre que aquela conversa recebe uma nova mensagem, ela volta para a tela principal e fica visível novamente. Com a nova função, então, isso não aconteceria, mesmo com notificações, as mensagens permanecerão nos arquivos.

Assim, o aplicativo permite mais privacidade ao cliente que deseja dificultar alguma troca de mensagens vista por terceiros. Essa é mais uma atualização que demonstra a preocupação do WhatsApp com a segurança e privacidade da informação.

 

Leia também: WhatsApp testa recurso multiplataforma e chamadas em grupo a qualquer momento

você pode gostar também

Comentários estão fechados.