Xenônio

O Xenônio é um gás nobre, incolor, inodoro e pesado que ocorre na atmosfera da Terra em pequenas quantidades.

Xenônio (símbolo químico Xe, número atômico 54) é um gás nobre, incolor, inodoro e pesado que ocorre na atmosfera da Terra em pequenas quantidades. Foi o primeiro gás nobre a partir do qual um composto foi sintetizado com sucesso.

Este elemento pode ser extraído por destilação fracionada de ar líquido ou por adsorção seletiva (ligação superficial) em carvão ativado. Os isótopos Xe-133 e Xe-135 são sintetizados por irradiação de nêutrons em reatores nucleares.

Para quê serve?

Lâmpadas de flash de xenônio são amplamente utilizadas em fotografia com flash, e lâmpadas de arco de xenônio são usadas em simuladores solares e faróis automotivos de descarga de alta intensidade (HID).

Além disso, o xenônio é o combustível preferido para a propulsão de íons, e é usado em câmaras de bolhas em usinas nucleares. É comumente usado para analisar estruturas de proteínas por cristalografia, e alguns de seus sais (chamados perxenatos) são usados ​​como agentes oxidantes em química analítica.

História

Xenônio (da palavra grega ξένος, que significa “estranho”) foi descoberto na Inglaterra por William Ramsay e Morris Travers em 12 de julho de 1898, pouco depois de terem descoberto os elementos criptônio e neônio. Eles encontraram o elemento no resíduo que sobrou da evaporação dos componentes do ar líquido.

Características

Xenônio é um membro da série de gases nobres na tabela periódica. Está situado entre o criptônio e o radônio no grupo 18 (antigo grupo 8A) e é colocado após o iodo no período 5.

Como os gases nobres são quimicamente muito inertes, dizem que eles têm uma valência química de zero. No entanto, o termo “inerte” não é uma descrição inteiramente precisa desse grupo de elementos, porque alguns deles – incluindo o xenônio – mostraram formar compostos.

Em um tubo cheio de gás, o xenônio emite um brilho azul quando o gás é excitado por descarga elétrica. Usando dezenas de gigapascais de pressão, o xenônio é forçado a entrar em uma fase metálica. O xenônio também pode formar “clatratos” (moléculas semelhantes a gaiolas) com água, quando os átomos de xenônio ficam presos em uma rede de moléculas de água.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.