Zonas Climáticas do Brasil – características e localidades

A grande extensão territorial do Brasil, 8.514.876 km², permite que o país tenha cinco zonas climáticas distintas. Elas são a Equatorial, Tropical Zona Equatorial, Temperada, Tropical Brasil Central e Tropical Nordeste Oriental.

O clima de uma localidade corresponde ao conjunto de variações de tempo das regiões e influencia diretamente no tipo de vegetação. Para se estabelecer o clima é necessário analisar os fenômenos atmosféricos de uma região durante cerca de 30 anos.

As diferenças de relevo, altitude, dinâmica das massas de ar e das correntes marítimas, presentes na grande área do território brasileiro (na extensão norte-sul o Brasil mede 4.395 km e tem área total de 8.514.876 km²) é o motivo da grande diversidade climática que o país apresenta.

Zonas Climáticas do Brasil

Equatorial

Características: temperaturas elevadas, média anual de 26° C, alta umidade do ar, chuvas durante todo o ano e amplitude térmica inferior a 3° C. Sofre ação das massas de ar Equatorial Continental e Equatorial Atlântica.  

Regiões: a Zona Climática Equatorial compreende regiões próximas à linha do equador como o Estado do Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima, Amapá, Pará, oeste do Estado do Maranhão e o norte do Mato Grosso.

Tropical Zona Equatorial

Características: verões chuvosos, invernos secos e com pouca chuva, temperaturas elevadas e com baixa variação. A temperatura média anual é de 25ºC.  

Regiões: predominante no Tocantins, Piauí, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco, região leste de Roraima e oeste da Paraíba.

Temperada

Características: estações bem definidas, verões com temperaturas altas e invernos frios. Temperatura média anual de 19º C. Ocorre em regiões próximas aos trópicos e círculos polares. Em regiões montanhosas pode acontecer geada ou neve durante o inverno. Apresenta as temperaturas mais baixas do país, inferiores a 0 °C.

Regiões: Ocorre nas latitudes abaixo do Trópico de Capricórnio, no sul do Estado de São Paulo, Centro e sul do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Zonas Climáticas do Brasil
Mapa das zonas climáticas do brasil – Clima Equatorial, Tropical Zona Equatorial, Tropical Nordeste Oriental, Tropical Brasil Central e Temperado.

Tropical Brasil Central

Características: estações do ano bem definidas, uma seca e outra chuvosa. Estiagem ou pouca chuva no inverno e verões chuvosos. O comportamento da atmosfera nessa região explica-se pelo fato de que, durante a estação mais quente, predomina a influência da massa Equatorial Continental, advinda do norte do país.

Já durante a estação fria, essa massa de ar recua e passa a predominar a massa Tropical Atlântica, advinda do litoral e que chega ao interior do país com pouca umidade. No inverno faz frio moderado e calor no verão.  As médias térmicas variam entre 20°C e 28°C. O  índice de chuvas na região está em torno de 1500 mm por ano.

Regiões: Ocorre no Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, regiões norte e centro de São Paulo, sul do Tocantins, Bahia, com exceção da faixa litorânea do Estado, norte do Paraná e sul do Piauí.

Tropical Nordeste Oriental

Características: Compreende uma pequena faixa do Nordeste do Brasil que é banhada pelo Oceano Atlântico. Apresenta elevadas temperaturas o ano todo, inverno chuvoso e pouca chuva no verão. A Temperatura média anual é de 25ºC.

Regiões: Abrange territórios do Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Bahia.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.