Anabolizantes falsificados são banidos e apreendidos pela Anvisa
Para garantir a segurança dos consumidores, a agência orienta que as informações sejam checadas e que a nota fiscal seja solicitada.
Na última sexta-feira (3), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição e apreensão de unidades falsificadas dos medicamentos Deca-Durabolin e Durateston. A decisão foi tomada após a denúncia da empresa Aspen Pharma sobre a comercialização de unidades falsas dos medicamentos em nome de outra fabricante.
A Anvisa informou que as unidades falsificadas possuem a empresa Schering-Plough como fabricante, mas essa empresa teve os registros dos medicamentos cancelados em 2017. Mesmo se estiverem dentro do prazo de validade, as unidades dos medicamentos são consideradas falsas se tiverem o nome da empresa Schering-Plough, conforme alertado pela agência.
Homens com hipogonadismo primário e secundário são tratados com o medicamento Durateston, que auxilia na reposição de testosterona. Por outro lado, o esteroide anabolizante Deca-Durabolin é eficaz na regeneração de tecidos afetados por doenças graves e crônicas.
Para garantir a segurança dos consumidores, a Anvisa orienta que os medicamentos sejam adquiridos apenas em estabelecimentos regularizados, sempre dentro da embalagem completa e com nota fiscal. A Aspen Pharma é o fabricante regular desses dois medicamentos.
Se alguma unidade for identificada como suspeita de falsificação, a população deve evitar utilizá-la e contatar a Aspen Pharma para confirmar a autenticidade do produto. Recomenda-se que o incidente seja comunicado imediatamente por meio do sistema Notivisa, como orientado pela agência.
Comentários estão fechados.