Análise climática: como será o tempo no Brasil em fevereiro?
Para os 29 dias que fevereiro vai proporcionar, saiba como se planejar mediante as condições climáticas.
De acordo com as projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de fevereiro, há uma tendência de chuva abaixo da média em parte da Região Norte, bem como em áreas da Região Sul, Mato Grosso e Goiás.
Em grande parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do país, além das áreas específicas do Pará, Amapá, Tocantins e Paraná, a previsão sugere um total de chuva dentro ou prejuízo acima da média.
Levando em consideração o prognóstico climático do Inmet para fevereiro de 2024 e seu possível impacto na safra de grãos 2023/24 em diversas regiões produtoras.
O Matopiba (com partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) experimentou um aumento na umidade do solo devido ao retorno das chuvas mais regulares nos meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024.
Esse cenário ajudou o avanço da semeadura e o desenvolvimento dos cultivos da primeira safra. Para fevereiro de 2024, a previsão de chuva acima da média é um fator positivo para a manutenção da umidade no solo e o desenvolvimento das atividades da primeira safra, o que também é esperado para o Brasil Central.
Ao Sul do país, a previsão aponta para volumes de chuva acima da média em fevereiro de 2024, a expectativa é que os níveis de água no solo se mantenham elevados.
Essa condição favorável deve promover um desenvolvimento saudável dos cultivos de primeira safra, além de facilitar as etapas de semeadura e colheita de parte das lavouras.
No entanto, em áreas onde as previsões indicam chuvas próximas ou muito abaixo da média, a situação pode ser desafiadora.
Nessas regiões, o impacto nas fases de desenvolvimento dos cultivos, especialmente em projetos fenológicos que demandam maior necessidade hídrica, merece atenção especial.
A variação nas condições climáticas ressalta a importância de um monitoramento cuidadoso e a implementação de medidas para garantir o sucesso das atividades agrícolas na região Sul.
O que esperar em fevereiro?
O panorama climático para o próximo período revela que as temperaturas extremas apresentam-se acima da média em praticamente todo o Brasil, registando valores superiores a 25ºC.
Em determinadas regiões, como Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Matopiba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, a média térmica poderá atingir os 30ºC.
Em contrapartida, no centro-sul do Rio Grande do Sul e no sul mineiro, a previsão aponta para temperaturas próximas à média.
Já nas áreas do sul do Espírito Santo, leste de Santa Catarina e Rio de Janeiro, as expectativas indicam temperaturas intermediárias abaixo da média, apontando um cenário térmico interessante ao longo do país.
Comentários estão fechados.