Análise de Dados: Como o Facebook recolhe dados para a criação de métricas e estatísticas
Entre os métodos mais utilizados pelo Facebook estão os avisos de gatilho e conteúdos sensíveis, além da análise do engajamento.
Você já notou que o Facebook e demais empresas do grupo Meta estão sempre atualizando as suas medidas de métricas e estatísticas? Isso porque existe um grande interesse de entender esses dados dos usuários para tornar as plataformas mais inteligentes e atrativas. Para entender mais sobre isso, veja aqui como o Facebook faz análise de dados.
Leia Mais: Perfis de menores de idade no Instagram vão ser reconhecidos por IA
As formas mais comuns de análise de dados pelo Facebook
São diversos os recursos que o Facebook usa para conseguir coletar os dados dos usuários para então construir métricas que revelarão preferências e interesses dos usuários. Mas como exatamente eles fazem isso? Caso essa também seja uma dúvida sua, veja aqui os métodos mais comuns que a rede social emprega.
Reconhecimento Facial
Todas as fotos que você posta no Facebook e Instagram são computadas nos bancos de dados do Facebook. Mais ao recolher essas fotos, a Meta utiliza de Inteligência Artificial para elaborar padrões de traços do nosso rosto e então fazer reconhecimento facial. Esses dados podem ser usados para impedir a criação de contas falsas com fotos de outra pessoa.
Análise dos textos
Engana-se quem acha que depois da revolução dos vídeos nas redes sociais, o Instagram ou Facebook desistiram de analisar os textos. Afinal, a maior parte do conteúdo presente na rede é em formato de texto, sejam comentários, legendas de fotos e pesquisas. No caso, todas essas palavras serão utilizadas para analisar o seu perfil e entender quais as suas preferências nas redes.
Avisos de conteúdo sensível
Esse é um ponto de muita polêmica para os usuários do Facebook, que nem sempre concordam com esses avisos. Entretanto, a rede social categoriza um conteúdo como sensível após um grande volume de denúncias dos usuários, e isso também é uma forma de coletar dados e elaborar métricas.
Análise de likes e engajamento
Por fim, temos o método mais tradicional e que a maioria das pessoas conhece, que se dá pela contabilização dos likes, comentários e engajamento da rede como um todo. Com esses dados, o Facebook conseguirá entender as preferências de seus usuários para investir em conteúdos que viralizam com maior facilidade.
Comentários estão fechados.