Anatel recebe quase 1 milhão de reclamações
As pessoas não estão nada satisfeitas! Os serviços de celulares com planos pós-pagos representaram a maior parte do volume das críticas mais recentes.
Uma das funções da Agência Nacional de Telecomunicações é reunir parte das críticas com relação aos diversos produtos da área. Sendo assim, é possível recorrer a ela quando é preciso denunciar problemas acerca dos serviços de telefone à internet. Quase 1 milhão de pessoas já o fizeram, segundo os dados de reclamações dos clientes na Anatel.
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Queda no número de reclamações
A quantidade de reclamações assusta, pois realmente estamos falando de um grande volume de críticas que aponta os déficits do setor no Brasil. Contudo esse número é uma redução quando comparado aos anteriores e diretamente à quantidade de reclamações feitas no primeiro semestre.
Isso porque foi possível contabilizar 951,3 mil reclamações de janeiro a junho sobre serviços de comunicação. Esse índice representa uma queda de 6,5% em relação ao número de queixas que foram constatadas no segundo semestre de 2021.
O índice de reclamações, cujo cálculo apresenta o número de reclamações mensais por mil acessos, caiu de 0,55 para 0,51 recentemente. Com isso, a Anatel comemora a continuidade dessa descida no número de protestos, o que claramente representa um avanço na qualidade de serviços em telecomunicações.
Os números animam bastante quando em comparação com o ano de pico de reclamações em 2015, por exemplo. Na ocasião, a agência contabilizou cerca de 4 milhões de queixas. Esse segue sendo o recorde da história da Anatel.
Pós-pagos lideram as queixas
A maior parte das críticas para os serviços de telecomunicações desse primeiro semestre de 2022 foram sobre telefones celulares pós-pagos. Segundo o grupo, cerca de 360.068 reclamações foram constatadas. Logo em seguida está o serviço de banda larga, pois este totalizou 240.098 reclamações só neste ano.
Aparecem também os serviços de celulares pré-pagos e de telefonia fixa com 143.739 e 135.271 queixas, respectivamente. Para chegar a esses resultados, a Anatel utilizou os dados do site onde são feitas as objeções. Aqueles que desejam expressar as suas experiências verão que há um passo a passo de como o consumidor pode elaborar as suas queixas ali mesmo.
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