Android X iOS: qual sistema operacional é o preferido dos adolescentes?
A Geração Z já se desenvolveu em meio às tecnologias dos sistemas operacionais, fato que os tornou capazes de opinar com mais clareza sobre o que preferem.
Os adolescentes atuais são compreendidos como Alpha ou Geração Z. Este grupo de jovens já nasceu em meio à tecnologia e, com isso, está acostumado com toda a facilidade que o modo digital pode proporcionar no dia a dia.
O fato de se desenvolverem com o auxílio da tecnologia faz com que os adolescentes prefiram o iOS, sistema operacional da Apple, em vez do Android.
Para eles, o Android é uma tecnologia atrasada que não atende suas necessidades. Mas até que ponto essa preferência se dá pela funcionalidade do iOS?
Adolescentes preferem iOS pelas funcionalidades ou pelo status?
Uma pesquisa realizada pelo The Wall Street Journal entrevistou inúmeras famílias dos Estados Unidos da América (EUA) e constatou que 87% dos adolescentes confirmaram que preferem o iOS. Como exemplo, uma jovem de 15 anos informou que prefere o iPhone para ficar alinhada ao seu grupo de amigos.
Por outro lado, o irmão dessa mesma jovem, que é um ano mais velho, revelou que prefere usar o Android do seu Motorola One 5G UW. Especialistas acreditam que, de maneira geral, a geração Z entende que os sistemas Android deveriam ser usados por gerações mais velhas.
Pesquisas feitas em outras regiões apontam dados diferentes
Em uma abrangência mundial, o Statcounter, site de análises, identificou que os jovens preferem o Android. Neste cenário, as porcentagens foram apresentadas de maneira surpreendente se comparadas ao contexto dos EUA.
Neste caso, 71% dos adolescentes confirmaram que preferem o Android. Inclusive, muitos deles confirmaram ainda que não têm intenção de trocar o sistema operacional usado por um iPhone.
Enquanto o iOS é criado pela Apple, adotando um sistema fechado, o Android, desenvolvido pelo Google, se destaca pela sua flexibilidade, permitindo customizações por parte dos fabricantes dos diversos modelos de dispositivos móveis.
Outra diferença entre os dois sistemas operacionais é que, ao contrário dos iPhones, os demais celulares costumam ter uma política mais permissiva no que diz respeito à aprovação dos aplicativos.
Por fim, outra diferença a ser observada é que o Google utiliza recursos como Gmail, Google Fotos, Drive, Google Docs, Planilhas, entre outros, todos considerados aplicativos populares. Enquanto isso, os iPhones contam com o iCloud, iMessage e Apple Maps, que são mais restritos.
Comentários estão fechados.