Anêmona-do-mar
Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 1.200 espécies de anêmona-do-mar. Veja algumas características destes animais.
Pertencentes ao Filo Cnidária, as anêmonas-do-mar são animais marinhos, geralmente presentes em costões rochosos, ilhas oceânicas, recifes e entremarés. Curiosamente algumas espécies podem ser encontradas até mesmo em manguezais.
Elas pertencem à classe Anthozoa, ou seja, apresentam corpo colunar com uma boca na porção superior do corpo, sendo a estrutura envolvida por tentáculos. Boa parte delas mede aproximadamente 10 centímetros. Porém, existem animais que podem ultrapassar um metro de altura.
A reprodução é feita de forma sexuada ou assexuada. Outras características importantes são a forma polipóide, tendo uma parte fixa e o topo livre – é nela que fica localizada a boca mencionada no início do texto. Apesar disso, algumas espécies podem mover-se lentamente em busca de melhores condições de sobrevivência.
Por passarem a vida toda embaixo da água, qualquer tipo de alteração climática pode alterar profundamente o modo de vida deles. Além disso, constituem um elemento fundamental da cadeia alimentar marinha, sendo imprescindíveis para a manutenção do referido ambiente.
Perguntas
- A anêmona-do-mar é um autotrófico ou heterotrófico?
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.