Animais possuem mais sentidos do que nós; confira quais são eles
Nós temos cinco sentidos já conhecidos, mas você sabia que alguns animais têm ainda mais? Confira quais são esses sentidos.
Já é um fato conhecido que nós, os seres humanos, temos cinco sentidos, essenciais para nossa sobrevivência. Nossos sentidos são: olfato, audição, visão, paladar e tato. Atualmente, temos alguns especialistas que tentam demonstrar que possuímos mais do que esses sentidos, mas ainda não existe nada comprovado.
Podemos até ter outros sentidos além dos cinco conhecidos, mas a realidade é que os animais possuem outros que provavelmente a raça humana nunca terá. O motivo para essa diferença é exatamente a necessidade de adquirir esses sentidos para sobrevivência.
Alguns animais conseguem produzir eletricidade a partir do próprio corpo, outros conseguem perceber dióxido de carbono, entre outros sentidos que mencionaremos agora. Confira abaixo quatro sentidos que os animais têm e nós não:
1° sentido – Produzir eletricidade
Algumas espécies de peixes e tubarões têm a capacidade de produzir um campo elétrico ao redor do próprio corpo. Os animais que possuem essa característica a utilizam para navegar em partes escuras dos oceanos, perceber a existência de corrente elétrica na água e no ataque às presas.
2° sentido – Guiar-se pelo campo magnético da Terra
Outro sentido bastante peculiar é o de utilizar o campo magnético da Terra como guia, sendo que alguns animais que o possuem utilizam para retornar ao lugar onde nasceram, por exemplo. Os animais que possuem essa espécie de bússola natural são as tartarugas marinhas, as abelhas, as aves migratórias e até mesmo os tubarões.
3° sentido – Enxergar no escuro
Alguns animais são dotados de uma visão infravermelha, que lhes permite enxergar no período noturno. Esse sentido é comumente encontrado em animais predadores, sendo que possibilita que eles identifiquem presas com sangue quente até mesmo na escuridão.
4° sentido – Perceber dióxido de carbono
Por fim, o sentido de detectar dióxido de carbono pode ser encontrado nos mosquitos, que, com seus sensores, conseguem perceber a presença do CO2 em um raio de até 30 metros. Isso possibilita que os mosquitos encontrem suas vítimas, apenas seguindo o dióxido de carbono.
Comentários estão fechados.