ANP oferece 1000 bolsas de graduação e pós-graduação no setor de petróleo e gás natural
Serão 170 milhões de reais investidos em cinco anos. Bolsas de estudo devem ser concedidas a partir de fevereiro de 2019.
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), através do Programa de Formação de Recursos Humanos para o setor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH-ANP), vai oferecer, a partir de 2019, cerca de mil bolsas de estudo de graduação, mestrado e doutorado.
As bolsas serão disponibilizadas com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Ao todo são 50 programas em diversas áreas de conhecimento. Grande parte dos estados brasileiros devem ser contemplados e as instituições de ensino superior devem receber investimentos estimados em R$ 170 milhões ao longo de cinco anos.
A previsão da ANP é que o edital de seleção dos programas seja lançado até o fim deste ano. Assim, a disponibilidade das bolsas para os alunos se iniciará em fevereiro de 2019.
A ANP informou que “o edital a ser lançado estabelecerá os critérios de pontuação para seleção dos programas, que serão os responsáveis pela concessão das bolsas aos alunos”.
As bolsas de estudo serão custeadas com recursos da cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que consta dos contratos de exploração e produção de petróleo e gás natural.
“As empresas participantes terão que aderir a um fundo, cuja gestão financeira será feita pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), responsável pelo repasse dos recursos para instituições de ensino superior que integrarem o PRH-ANP”, ressalta a nota. As informações são da Agência Brasil.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.