Ansiedade e estresse: meditar no trabalho é possível com 6 estratégias
Além de ajudar na concentração, a meditação reduz a ansiedade durante o trabalho. Comece a praticar!
A meditação é um momento que possibilita que você se reconecte. Para algumas pessoas, a falta de tempo é uma justificativa para não realizar estes passos, porém há algumas maneiras de praticar a meditação independentemente do lugar no qual esteja. Principalmente no trabalho, a prática pode ajudar a reduzir os episódios de ansiedade.
Também é possível praticar a meditação no trabalho
Não precisa dedicar muito tempo à meditação. Na própria mesa do trabalho, parar de cinco a dez minutos torna isso possível. Se o seu ambiente de trabalho for muito barulhento, você pode usar duas estratégias: sair do local ou usar o auxílio de um fone de ouvido. Confira a seguir uma pequena lista de estratégias para aplicar no seu dia a dia.
1. Meditar sentado
Esse método pode ser usado nos intervalos de forma simples. Procure uma posição confortável, mas mantendo a coluna ereta. Com os olhos fechados, tente perceber todas as sensações sentidas pelo seu corpo. Deixe apenas os pensamentos e expectativas. Vá e venha.
2. Foco na respiração
A percepção nos momentos em que respira te ajuda a se acalmar! De forma confortável, também com a coluna ereta, respire e inspire profundamente.
3. Contagem da respiração
Ela pode auxiliar em momentos de estresse e ansiedade. Pode ser feita tanto sentado quanto em pé, mas a principal recomendação é manter os olhos fechados. Comece a contar a partir da primeira respiração completa.
Mantenha a contagem até as próximas dez.
4. Caminhar e meditar
Pode ser usada antes ou depois do expediente. Inicialmente parado, respire fundo, mantenha o seu olhar mais baixo e comece a caminhar concentrado na respiração. Atente-se! Não fique distraído na rua. Harmonize a sua respiração aos seus passos.
5. Mantras
Essa estratégia pode ser feita no caminho para o trabalho ou durante algum momento de estresse. Os mantras podem ser entoados tanto mentalmente quanto de forma verbal. Junto a isso, faça respirações profundas.
Por fim, agradeça o momento, pois você está vivo e bem.
6. Atenção plena
Pode ser aplicada antes de momentos importantes, como uma reunião ou apresentação. Para essa prática, a sua posição não importa! No local onde estiver, concentre-se na sua respiração. Aprecie também os cheiros e os objetos ao seu redor.
Comentários estão fechados.