Mitos e realidades dos antibióticos: o medicamento que alterou o curso da Medicina
A penicilina, descoberta por Alexander Fleming, foi o primeiro antibiótico do mundo.
Os antibióticos são um dos primeiros medicamentos farmacêuticos descobertos pela humanidade e têm como objetivo combater infecções ou doenças causadas por bactérias, como meningite, sífilis e tuberculose. Cercados de dúvidas sobre seu uso e sua prescrição médica, devem ser consumidos por um período limitado, em horários regulares, a fim de evitar a resistência bacteriana, que dificulta a cura da infecção.
Continue a leitura para saber um pouco mais sobre a história dos antibióticos, essa classe de medicamentos que revolucionou a história da Medicina moderna.
Antibióticos salvaram a vida de milhares de soldados durante a Segunda Guerra Mundial
A morte causada por infecções bacterianas era muito comum antes da descoberta da penicilina, que foi responsável por salvar soldados em campos de batalha com diferentes doenças, como pneumonia e sífilis.
Com o passar do tempo, os estudos sobre os antibióticos evoluíram e, atualmente, eles são indicados para diferentes tipos de infecções bacterianas. No entanto, seu uso deve ser acompanhado de perto por um médico.
Ainda assim, atualmente, o uso dessas substâncias é cercado por mitos ou crenças, e é isso que vamos esclarecer hoje.
Mito ou verdade?
Consumir álcool atrapalha o efeito do antibiótico?
Mito: O álcool não tem o poder de cortar o efeito do antibiótico. No entanto, como as duas substâncias são metabolizadas pelo fígado, pode ocorrer sobrecarga do órgão, o que pode levar a problemas mais sérios.
O recomendado é evitar o consumo de álcool durante o tratamento com medicações como antibióticos e antidepressivos.
Pode tomar antibiótico em qualquer ocasião?
Mito: A indicação de antibióticos é destinada apenas a infecções bacterianas, e seu uso deve ser administrado por um determinado período.
Tomar o remédio em horários diferentes todos os dias, em tratamentos inadequados, pode ocasionar a chamada resistência bacteriana, que torna a bactéria ainda mais forte e difícil de ser combatida.
O antibiótico possui efeitos colaterais?
Verdade: Todo consumo de medicamentos pode ser acompanhado de efeitos colaterais. Com os antibióticos, os mais comuns são alterações na flora microbiana, diarreia, dores no abdômen ou reações alérgicas.
Gestantes são proibidas de tomar antibióticos?
Mito: Em geral, as gestantes devem evitar o uso de diferentes medicamentos que possam causar problemas para a formação do feto. No entanto, em alguns casos, o médico pode prescrever o uso de antibióticos específicos durante a gravidez, dependendo da necessidade e do risco benefício.
A atenção também deve ser mantida durante o período de amamentação do bebê. A recomendação é evitar o uso desnecessário de antibióticos e, se necessário, consultar o médico para obter orientações específicas.
Comentários estão fechados.