Antípoda – Definição, Geografia, Características e Exemplos

Um antípoda são dois pontos na superfície da Terra, diretamente opostos um do outro.

Na Geografia, a antípoda de um lugar é o ponto encontrado na superfície da Terra, que é diametralmente oposto a ele. Um par de antípodas são dois pontos que são opostos um ao outro na superfície da Terra e são conectados por uma linha reta que atravessa o centro da Terra.

Os pontos antípodas podem estar tão distantes um do outro quanto possível, com uma longa distância circular de cerca de 20.000 quilômetros.

Características

As latitudes das antípodas têm números comparáveis, apesar de uma estar no norte e outra no sul. Quando é meio dia em um antípoda, é meia-noite no outro, enquanto o dia mais curto coincide com o dia mais longo na antípoda oposto. O pôr do sol e nascer do sol não correspondem aos pontos antipodais por causa da refração da luz solar.

Exemplos

Os antípodas da Austrália estão localizados no Oceano Atlântico Norte, enquanto algumas regiões de Marrocos, Portugal e Espanha são antipodais para a Nova Zelândia. As duas maiores áreas antipodais habitadas pela humanidade estão localizadas no leste da Ásia e na América do Sul, principalmente nas regiões orientais da China e norte da Argentina e do Chile, respectivamente.

Importância

A ideia da existência de antípodas remonta aos tempos de Pompônio Mela, que era um geógrafo romano e o primeiro do gênero. Mela acreditava que a Terra compreendia duas zonas habitáveis: o sul e o norte.

Ele achava que essas áreas não podiam entrar em contato umas com as outras devido ao calor insuportável no equador. No entanto, o termo antípodas foi introduzido durante o início da Idade Média devido à enciclopédia amplamente construída de Santo Isidoro.

PUBLICIDADE

Discussões em curso sobre pessoas e lugares localizados em frente um do outro ajudaram a entender a forma da Terra. Através de discussões e disputas medievais sobre como a Terra é moldada, o resultado foi uma ideia de que a Terra é de forma esférica.

Transporte

Enquanto o transporte direto de um ponto antípoda para o outro é quase impossível, não há vôos diretos entre qualquer uma das regiões antipodais da Terra ou qualquer coisa próxima a isso. O voo 21 da Singapore Airlines entre Newark, Nova Jersey e Cingapura foi o mais longo voo sem escalas, cobrindo 15.344 quilômetros, mas foi descontinuado em novembro de 2013.

O vôo durava aproximadamente 18,5 horas, sendo a viagem mais distante entre dois pontos antípodas.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.