Anvisa dá sinal verde para 934 pomadas capilares retornarem às vitrines

Após repercussão negativa das pomadas modeladoras, Anvisa afirma que alguns produtos poderão ser comercializados novamente.

De acordo com as últimas informações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), cerca de 934 pomadas modeladoras capilares poderão ser proibidas e retiradas das prateleiras em breve. A divulgação da possível proibição aconteceu na última segunda-feira, dia 20. A medida é uma resposta à repercussão negativa do produto e aos diversos relatos de cegueira temporária em quem fez uso da pomada.

A Anvisa realizou investigações nos casos e encontrou altas doses da substância química Cetearato-10. Como resultado, os agentes sanitários tomaram medidas para retirar as pomadas capilares das prateleiras e proibir a comercialização de diversas marcas após os casos de prejuízos à saúde.

Anvisa libera apenas ESTES produtos

Ao todo, foram apreendidos 634 produtos que não possuíam a liberação da Vigilância Sanitária, resultando na proibição de todas as pomadas nacionais e importadas para uso. A restrição aumentou gradualmente até que todas as pomadas capilares tiveram o uso suspenso temporariamente.

Os produtos que ainda possuem altas doses do componente químico não terão liberação para voltar ao mercado. De acordo com a Anvisa, somente as pomadas que possuem até 20% de Cetearato-10 serão permitidas. Em nota, a Anvisa informa que continuará monitorando os produtos para evitar que casos similares aconteçam novamente.

Houve relatos de cegueira temporária, conforme mencionado, e queimaduras nos olhos após clientes molharem o cabelo que continha o produto. No estado de Pernambuco, foram registrados mais de 200 casos de pessoas que apresentaram problemas devido ao produto capilar.

Apesar de a proibição ter ocorrido recentemente devido ao aumento significativo de casos, no ano passado já havia registros de cegueira temporária.

Recomendações

Os produtos foram divulgados por meio deste link. Caso tenha dúvidas sobre o produto, confira se está na lista divulgada pela Anvisa. Não use pomadas capilares que perderam a liberação nas últimas ações, válido para clientes e profissionais da beleza.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.